Cena Política

Sergio Moro está de volta ao cenário político e pode decidir candidatura em outubro

Plano é ser reabilitado como "herói nacional".. O ex-juiz está fora do Brasil há alguns meses e trabalha numa empresa no EUA. Mas circulou pelo Brasil há alguns dias e teve reuniões com partido político.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 19/07/2021 às 13:00
Análise
X

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido) resolveu emergir politicamente, de novo. E escolheu um momento em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está em baixa de popularidade. 

Moro foi trabalhar nos EUA e completou a mudança no início de 2021. Na época, dizia a amigos que era "carta fora do baralho para a eleição presidencial" e que não voltaria ao Brasil nem tão cedo.

Ele aceitou uma proposta de trabalho numa consultoria americana que cuida de recuperações judiciais de empresas. Lá, atua como diretor executivo.

O "nem tão cedo", porém, mostrou-se bastante curto.

Nos últimos dias, o ex-juiz da operação Lava Jato esteve em Curitiba e em Brasília, encontrou-se com representantes do Podemos e com alguns parlamentares.

A um senador, disse que pretende decidir se será candidato até outubro, quando precisará estar filiado, já que deve ter um partido um ano antes da eleição.

Moro já nem estava mais nem sendo colocado em algumas pesquisas eleitorais.

Dois fatores ajudaram nessa possível mudança de rumo: a desistência de Luciano Huck de entrar na disputa e a queda de popularidade de Bolsonaro.

O primeiro, porque ele e o apresentador acreditavam disputar os mesmos votos e já haviam conversado sobre o assunto. Já a queda de popularidade de Bolsonaro é vista como o início de um percurso para reabilitar Sergio Moro como um tipo de "herói nacional". 

O plano, ao menos o plano, é ele vencer Bolsonaro no primeiro turno e Lula no segundo, seus dois maiores "inimigos públicos".

Tags

Autor