Cena Política

Lula vai se encontrar com três deputados em Pernambuco para conversar sobre a vaga do Senado

Ex-presidente estará por aqui no próximo dia 15 de agosto e discute, agora diretamente, a eleição de 2022 com o PSB e com aliados dos socialistas. PT pode abrir mão do senado aqui para facilitar negociações.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 05/08/2021 às 10:01 | Atualizado em 05/08/2021 às 10:02
Análise
X

Na passagem que fará por Pernambuco, programada para os dias 15 e 16 de agosto, como antecipou o Blog de Jamildo, o ex-presidente Lula (PT) vai além da conversa com o PSB. A única vaga para o Senado, na eleição estadual, também deve ser assunto da visita e envolve três deputados.

O deputado estadual João Paulo, que hoje está no PCdoB, mas já acertou sua volta ao PT, é o nome cotado para ocupar essa vaga na chapa que teria o PSB na cabeça, provavelmente com Geraldo Julio (PSB).

Mas, isso tem sido um problema para o PSB local. A vaga para o Senado é o maior motivo de aliados ainda resistirem e pressionarem os socialistas em Pernambuco. Todo mundo quer esse espaço.

Outra conversa do ex-presidente Lula será com o deputado federal Eduardo da Fonte. Presidente do PP estadual, o parlamentar já lançou o filho para a própria vaga e está empenhado em ser o candidato ao Senado.

O terceiro deputado dessa lista é Silvio Costa Filho (Republicanos). Silvio, que também é presidente do seu partido em Pernambuco, ganhou muito destaque nos últimos anos por causa do seu trabalho no municipalismo. O Republicanos foi o partido que mais cresceu na eleição de 2020, além disso, sua atuação focada nos prefeitos do estado deve render muitos votos em 2022.

O leitor pode estar se perguntando: mas os dois são de partidos que, hoje, dão sustentação a Bolsonaro em Brasília? 

São. Mas, ambos têm atuado entre o centro e a oposição, dependendo da pauta e, em Pernambuco, são aliados do PSB, assumindo postura mais à esquerda.

Além disso, uma das principais estratégias de Lula é convencer partidos como o PP e o Republicanos a liberarem seus diretórios estaduais para serem independentes e o apoiarem, se for benéfico, de acordo com a região.

Abrir mão do Senado em Pernambuco para agradar o PP e o Republicanos seria uma grande reforço.

Tags

Autor