Cena Política

Voto impresso não vai passar no Plenário da Câmara. Proposta vai ser enterrada, mas seguirá como fuga para Bolsonaro

Encerrar o assunto é urgente para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), principalmente porque ele é um dos mais pressionados com a situação. Devendo sua eleição à Mesa, em parte, ao apoio de Bolsonaro, precisa se livrar da saia justa.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 09/08/2021 às 11:00
Análise
X

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), deve colocar o voto impresso em votação no Plenário nesta terça-feira (10).

A ideia seria encerrar o assunto, já que não existe qualquer possibilidade de votação suficiente para que a matéria passe.

O próprio Lira já declarou que o assunto é "perda de tempo" e, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mandou avisar que, mesmo aprovado na Câmara, o texto não passa por lá.

Encerrar o assunto é urgente para Lira, principalmente porque ele é um dos mais pressionados com a situação. Devendo sua eleição à Mesa, em parte, ao apoio de Bolsonaro, precisa se livrar da saia justa.

>>> Comissão da Câmara recomenda que plenário rejeite PEC do Voto Impresso

Ele já disse, recentemente, ao presidente da República, que vai com ele até para perder na eleição, mas não quer ser envolvido em confusão com STF e com os outros parlamentares. Para deixar isso claro, mencionou até o "botão amarelo" pressionado, como um eufemismo para impeachment.

Há quem defenda, porém, que reprovar a matéria no Plenário está dentro do planejamento de Bolsonaro.

"Se o voto impresso for aprovado, Bolsonaro não terá do que reclamar quando perder a eleição. O interesse dele é que não seja aprovado, para ficar reclamando de fraude", comentou o deputado Daniel Coelho (Cidadania), há alguns dias, na Rádio Jornal.

Se for esse o objetivo, para isso, o presidente e seus apoiadores, contam com o centrão. E sim, Lira, vai ter confusão.

Tags

Autor