Cena Política

Ciro Gomes começou a ser abandonado e a votação da PEC dos Precatórios reforça isso

Como Ciro não avança nas pesquisas e não consegue atrair aliados, o corredor está ficando estreito.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 04/11/2021 às 9:51 | Atualizado em 04/11/2021 às 10:02
Análise
X

Ciro Gomes (PDT) vai ser abandonado pelo próprio PDT, como a coluna adiantou há alguns dias. A votação da PEC dos Precatórios, nesta quarta-feira (3) foi mais um sinal. E não é o único. 

O impacto foi tão grande que ele resolveu fazer um movimento teatral, dramático, anunciando que a sua candidatura estava suspensa. Ciro Já foi abandonado outras vezes e sabe como começa.

O ex-governador cearense não aceita que o PDT tenha feito um acordo para aprovar a PEC, apesar de ele próprio ser contrário. Ciro está certo e errado.

- Se não melhorar nas pesquisas, Ciro Gomes vai ser o "Túlio Gadêlha" nacional pelo PDT

Certo no discurso eleitoral e errado na estratégia política. Sabe-se que a PEC não vai liberar apenas dinheiro para o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família. Essa é só uma parte da história.

A história completa é que a liberação no orçamento vai possibilitar também que os deputados recebam emendas robustas nos próximos meses. É dinheiro para repassar aos estados e municípios em busca de apoio para a eleição.

Há deputados do PDT, entre os que votaram a favor da PEC, contrariando Ciro Gomes, que estão se arriscando a não serem eleitos no ano que vem, devido às mudanças na legislação eleitoral, sem coligações. Eles precisam encontrar votos e, para isso, precisam de dinheiro das emendas.

E não é só isso. Há situações difíceis provocadas pela própria eleição de Ciro. Em Pernambuco, por exemplo, os candidatos do PDT estão sendo obrigados a ficarem isolados em um palanque longe da Frente popular porque precisam montar base para o seu candidato a presidente.

Como Ciro não avança nas pesquisas e não consegue atrair aliados, o corredor está ficando estreito. Ciro suspender a candidatura é uma forma de ele dizer que saiu antes que fosse saído? Veremos.


Tags

Autor