Cena Política

Jair Bolsonaro escolheu um partido para 2022, mas decisão causou ciumeira e não foi anunciada ainda

O presidente se arrisca a perder apoio de outras siglas e, agora, está administrando a situação para evitar esvaziar a base do governo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 05/11/2021 às 15:39 | Atualizado em 05/11/2021 às 15:39
Análise
X

O PTB foi descartado da lista de possíveis destinos de Bolsonaro para a eleição de 2022. Ficaram no páreo o PP, o PL e o Republicanos.

Este último é menos provável porque o controle do partido, que já não será grande em outra sigla, seria ainda mais prejudicado.

Sobraram PP e PL. E Bolsonaro já escolheu. Em 2022, o presidente tentará a reeleição pelo PP, presidido por seu ministro Ciro Nogueira. Mas, isso gerou uma crise com o PL, culpa da absurda falta de senso político do próprio Bolsonaro.

O problema é que, pra não desagradar Waldemar da Costa Neto, presidente do PL, o chefe do Executivo não conseguiu dizer a ele que o havia preterido. Deu a entender que iria para o PL.

Costa Neto se empolgou e comentou com várias pessoas que o presidente tinha escolhido o partido. Quando soube a verdade, sentiu-se ainda mais desprestigiado e ameaçou pular fora do governo.

Foi quando emperraram o anúncio, até acalmar a situação. Bolsonaro agora tenta convencer PP e PL a formarem uma federação.

Quer os dois partidos amarrados e com ele, para que não importe em qual partido ele esteja oficialmente, mas todos os candidatos a deputado se beneficiem.

A federação funciona da mesma forma que a coligação, vale para os estados também, e o discurso de Bolsonaro agrada, hoje, uma minoria não tão pequena, capaz de garantir bom número de cadeiras no Legislativo.

Todos estão de olho nisso.

Tags

Autor