Cena Política

A "prefeita do centro" terá grande desafio com o projeto da prefeitura do Recife para a uma área da cidade, hoje, sofrida

Ana Paula Vilaça é conhecida por ter perfil agregador, com grande poder de articulação e por saber trabalhar sob pressão. Será necessário.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 19/11/2021 às 16:38 | Atualizado em 19/11/2021 às 19:53
Análise
X

A futura gestora do Recentro, que tem status de secretaria, Ana Paula Vilaça, já está sendo chamada de "prefeita do centro do Recife".

A missão dela, que ocupa hoje a secretaria executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e assume o novo posto no dia 2 de dezembro, é colocar em prática algo que nem o seu chefe imediato atual, Geraldo Julio (PSB), conseguiu quando era prefeito: tornar o centro vivo.

Começou bem, porque o projeto é muito bom. Mas, o desafio é gigante.

É preciso fazer justiça ao trabalho da equipe da prefeitura comandada por João Campos (PSB). Entendeu-se, após tantos e tantos anos, finalmente, que é preciso ocupar espaços para torná-los vivos.

Em uma cidade, um ambiente só é preservado quando está ocupado. O comércio de rua, no médio e no longo prazo, só dá certo quando está posto num lugar em que as pessoas estão.

Quando ele é um lugar para onde as pessoas apenas vão, enfraquece e morre com o tempo.

Nos últimos anos já se falou até em colocar ar-condicionado nas ruas, ignorando que o trunfo do comércio de rua é a proximidade e não o conforto.

O projeto da prefeitura foi concebido com a ideia correta. Quer incentivar a população a voltar para a área, ir morar na região, reformar e ocupar os espaços.

Ana Paula Vilaça, a "prefeita do centro", apontada como alguém muito competente, assume uma responsabilidade imensa.

Porque o difícil é fazer milagre com plano ruim.

E esse plano é ótimo.

Vilaça é conhecida por ter perfil agregador, com grande poder de articulação e por saber trabalhar sob pressão.

Em um dos períodos críticos da pandemia, quando foi preciso obrigar empresas a reduzir o funcionamento, gerando muita reação negativa, ela era quem ia para a linha de frente da secretaria, enquanto Geraldo Julio, o titular, era criticado por não aparecer.

O Recentro agradou a CDL, por exemplo. O presidente da instituição, Fred Leal, falou à Rádio Jornal ontem e fez elogios, animado com o que foi apresentado até agora.

Na entrevista, ele lembrou que há anos os empresários se reúnem com prefeitos propondo ideias que estão contempladas nesse projeto e nunca viravam realidade. "Vamos cobrar desde já, para garantir que as ações sejam viabilizadas", reforçou.

Tags

Autor