O grande e instável "knarr" de Ciro Gomes numa viagem em que o PDT já pensa em não embarcar
O knarr era um tipo de navios usado pelos vikings no período em que aconteceu o povoamento de lugares quase inóspitos como a Groenlândia, onde algumas pessoas preferiam ficar para não ter que seguir viagem.
A coluna antecipou há alguns dias que a situação de Ciro Gomes no PDT não seria boa caso ele não crescesse nas pesquisas.
A tendência é de abandono porque ninguém vai querer seguir num barco que promete mais enjoo do que satisfação.
O sacrifício para seguir com Ciro, aliás, é comparável ao de quem deixa tudo para trás e embarca ao desconhecido numa viagem com tudo para ser mal sucedida.
Curiosidade histórica: há estudos indicando que boa parte da colonização nórdica se deu porque alguns vikings enjoavam tanto no percurso que, ao chegar em qualquer pedaço de terra, decidiam ficar e nunca mais subir num barco outra vez.
Foi assim que se deu o povoamento do Ártico, onde estão Alasca, Canadá, Groenlândia e Sibéria. Os pedetistas já viajaram demais no knarr (navio viking) de Ciro e começam a pensar que é melhor ficar em terra firme.
Em Pernambuco, por exemplo, o PDT pode ter que abrir mão de uma parceria com o PSB que vem desde 2006 para montar um palanque que receba Ciro e não esteja ligado a Lula (PT).
Nos últimos dias, o deputado estadual José Queiroz (PDT), por exemplo, fez declarações elogiando o PSB e garantindo que não irá para a oposição.
Na sigla, já há quem aposte que o PDT vai aderir a outra candidatura ou liberar os estados. E isso deve se dar antes de abril.
O medo de alguns membros do PDT é de isolamento. Enquanto o PT, o PSB e o PCdoB estão praticamente fechando uma federação e vão ficar coligados em todo o Brasil por, no mínimo, quatro anos, os pedetistas correm o risco de apostar em Ciro Gomes agora e ter que passar quatro anos como o "cunhado dormindo no sofá", esperando outra eleição.
Ciente de que o prazo está se esgotando, Ciro tem subido o tom nos ataques a Sergio Moro (Podemos).
O ex-juiz acabou de entrar oficialmente na disputa e já disparou, em alguns levantamentos, com o dobro das intenções de voto do pedetista, que ocupava a terceira colocação há vários meses e nunca tinha sido ameaçado por outro candidato fora da polarização Lula x Bolsonaro.
No ártico, o frio é cortante e, ainda assim, muita gente preferia ficar pra morar, porque tem viagem que não vale a pena.
A viagem de Ciro parece ser esse caso.