Cena Política

Na oposição, acredita-se que a eleição de Pernambuco terá "três turnos". Um vai ser entre Marília Arraes e Danilo Cabral

Se a balança pender para Marília, Danilo pode ficar fora do segundo turno, numa "desclassificação precoce".

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 11/04/2022 às 15:28 | Atualizado em 28/04/2022 às 9:30
Análise
X

Um influente e experiente observador da política estadual fez uma declaração curiosa sobre a disputa dos próximos meses pelo Palácio do Campo das Princesas. Para ele, a eleição terá três turnos.

"O primeiríssimo turno, nos primeiros meses, será entre Marília Arraes (SD) e Danilo Cabral (PSB). Eles disputam os mesmos votos, na mesma faixa, com o mesmo apoio. Depois dessa disputa entre eles é que teremos um cenário mais previsível", explica.

Nessa teoria, só depois é que teremos o primeiro e o segundo turno.

Para ele, duas coisas podem acontecer. Se a balança pender para Marília, Danilo pode ficar fora do segundo turno, numa "desclassificação precoce".

"É preciso observar que os dois disputam eleitores simpáticos a Lula (PT), mas só Danilo Cabral carrega a rejeição a Paulo Câmara (PSB) com ele.

Mesmo se Danilo levar vantagem, chegará desgastado para a disputa com Miguel Coelho (UB), Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL).

De qualquer maneira, a aposta no segundo turno, depois que Marília entrou, é unânime na oposição.

Seria a primeira vez, desde 2006.

Lembrando que a última vez em que a eleição de Pernambuco foi para o segundo turno foi também a última vez em que o candidato do governo perdeu o pleito.

Tags

Autor