Cena Política

"A volta dos que não foram". Hoje é a data limite para oficializar filiações partidárias. Traições podem acontecer

Os filiados têm que estar registrados desde o dia 2 de abril no sistema dos partidos, ligado ao TSE. Mas a lista, oficial, só é confirmada no dia 18 de abril, em 2022. Em PE, surpresas são improváveis, mas possíveis.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 18/04/2022 às 14:57 | Atualizado em 18/04/2022 às 18:52
Análise
X

Hoje, à meia-noite, será o limite para as traições partidárias. Brincadeiras à parte, esta noite termina o prazo para o envio das listas de filiados em cada partido.

Nos bastidores, brinca-se que é "a noite da volta dos que não foram".

Apesar de todo o alarde feito nas últimas semanas da janela partidária, com transferências acontecendo entre as siglas, partidos vendo suas bancadas crescerem ou encolherem, somente com essas listas é que as mudanças se oficializam.

Em Pernambuco, nenhuma ou quase nenhuma mudança é esperada. É improvável, por exemplo, que Marília Arraes, já saída, resolva não entrar no Solidariedade e permaneça no PT. Ou que Priscila Krause, desista do Cidadania para voltar ao União Brasil, que antes era DEM.

Mas, oficial mesmo, só após as listas.

O limite, porém, é esperado pelos dirigentes partidários que já vêm fazendo planos de acordo com as negociações feitas. Eles precisam da confirmação.

A próxima data limite importante será o dia 15 de agosto quando, após as convenções, as chapas são formalizadas e apresentadas ao TSE.

Até lá, traições ainda são possíveis.

Tags

Autor