Cena Política

E se Humberto Costa resolver voltar com a ideia de ser candidato ao governo, já que o Senado não se resolve?

O PSB não dá sinais de aceitar entregar a vaga ao PT e o PT não dá sinais de desistir. Se a corda esticar muito, algo inesperado ainda pode acontecer.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 19/04/2022 às 16:08
Análise
X

Em Pernambuco há uma expectativa em todos os palanques de oposição pela definição da vaga da Frente Popular ao Senado. O PSB é o mandante do jogo e, enquanto não definir a chapa completa, Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (UB), Marília Arraes (SD) e Anderson Ferreira (PL) não vão fazer grandes movimentações nem colocar o time completo em campo com suas estratégias.

Atualmente, todos estão apenas conversando e tentando atrair aliados nos municípios enquanto se mantém na mídia repercutindo notícias da imprensa. Em conversa com a coluna, o integrante de um desses grupos explicou que até já há propostas prontas, sendo consolidadas, mas só vão à rua quando o PSB e o PT se definirem. "Porque tudo ainda pode acontecer", finalizou.

E "tudo", é tudo mesmo. Há, inclusive, que acredite ser possível, embora difícil, um recuo do PT no apoio a Danilo Cabral (PSB). Quanto mais o PSB deixa claro que prefere André de Paula (PSD), mais os petistas demonstram que não vão abrir mão. Agora, por exemplo, a executiva nacional do partido deu apoio à decisão do PT local de insistir pelo espaço. Parece forçar uma ruptura.

Nesse sentido, Humberto Costa (PT) pode voltar a se colocar como candidato ao governo para pressionar por acordo ou romper de vez.

Se o PT não aceitar mesmo André de Paula e o PSB não aceitar mesmo a indicação petista, a confusão seria grande na Frente Popular.

Isso porque, é importante lembrar, PT, PCdoB e PV fecharam uma federação nacional e a composição da federação é obrigatória nos estados. Caso o PT lance um candidato ao governo, Luciana Santos (PCdoB), por exemplo, teria que se afastar do PSB junto.

A vice-governadora chegou a lançar uma pré-candidatura ao Senado. O que se diz é que ela "atirou na lua" pra tentar acertar um alvo mais baixo, continuando na vice. Mas, e se ela virar candidata ao Senado numa hipotética chapa do PT em Pernambuco?

É muito difícil que isso aconteça, mas seria interessante descobrir o que Danilo Cabral faria com todas as fotos que tirou de mãos dadas com Lula.

Tags

Autor