Cena Política

Pesquisa: por que Jair Bolsonaro ainda tem tanta dificuldade para crescer?

População associa benefícios da gestão Bolsonaro aos que eram oferecidos pelo PT com Lula e Dilma. Há um problema na estratégia e na comunicação.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 27/05/2022 às 10:23 | Atualizado em 27/05/2022 às 10:24
Análise
X

Bolsonaro (PL) não tem realizações dele para mostrar e isso é uma dificuldade na campanha de reeleição.

Em entrevista à Rádio Jornal, no programa Passando a Limpo, o cientista político Adriano Oliveira lembrou que o presidente perdeu oportunidades de criar programas próprios e se beneficiar disso ao investir no Auxílio Brasil que as pessoas ainda associam ao Bolsa Família e à gestão de Lula (PT), entre outras coisas.

De fato, o exemplo do programa habitacional do governo Bolsonaro, mesmo, é revelador. O “Casa Verde e Amarela” não se popularizou. A ideia que a população tem é que acabaram com o “Minha Casa Minha Vida” e nada foi feito na mesma proporção em seu lugar.

O próprio Auxílio sofre com algo parecido. O Bolsa Família tinha um status de algo permanente, enquanto a expressão “auxílio” ficou ligada ao auxílio emergencial dado durante a pandemia, que era algo provisório.

Independente de a intenção ter sido boa, a última pesquisa Datafolha mostra uma rejeição alta demais entre a população mais pobre contra o governo e levanta uma questão sobre a efetividade eleitoral de benefícios que o Planalto se desgastou com o Congresso para poder aprovar, tendo até que enfrentar o polêmico “teto de gastos”.

A receita utilizada foi parecida com a que já foi sucesso com o PT. O que está faltando?

Claramente, estratégia e comunicação.

Tags

Autor