Cena Política

Um recado e um lembrete para os pré-candidatos de Pernambuco sobre dinheiro e poder político

No início do processo desta eleição, tinha pré-candidato gritando aos quatro cantos o que tinha de vantagem e esperando ser seguido automaticamente.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 08/07/2022 às 12:50
Notícia
X

Um recado muito importante aos pré-candidatos de Pernambuco, algo para observar bem nestas eleições e para o futuro: ninguém faz uma campanha eleitoral sozinho

Também não se faz eleição vitoriosa apenas com dinheiro.

Também não se faz eleição vitoriosa controlando partidos ou outros políticos apenas.

Muito menos num cenário com cinco candidaturas com o de PE.

No início do processo desta eleição, tinha pré-candidato gritando aos quatro cantos o que tinha de vantagem e esperando ser seguido automaticamente. Como se fossem algum tipo de messias, por terem dinheiro ou controle partidário.

Não funciona assim.

Passados esses meses, com pesquisas atuais, vê-se que toda vantagem é insuficiente pra agir assim dessa maneira.

Se ter mais dinheiro que os outros, apenas isso, transformasse a vitória em algo resoluto, Luciano Bivar, do riquíssimo União Brasil, seria o próximo presidente do Brasil sem nenhuma dúvida.

Se ter muitos partidos sob o guarda-chuva fosse a solução definitiva numa eleição, Alckmin (hoje no PSB) seria nosso atual presidente desde 2019, e não Bolsonaro (PL).

Dinheiro ajuda muito, mas não resolve eleição se não tiver posicionamento estratégico, apoio orgânico e muita temperança no dia-a-dia.

Da mesma forma, ter partidos na mão e deputados ou prefeitos debaixo do braço não garante que os eleitores deles venham junto.

Agora, com as pesquisas apontando um extremo equilíbrio na eleição pernambucana, independente de quem tem muito partido ou muito dinheiro, a lição pode ser melhor absorvida.

Tags

Autor