Farra com verbas públicas e a troca por votos nessa eleição
Deputados com mandato receberam muito dinheiro para conquistar apoios este ano e isso afasta quem não ocupa cargos públicos.
Um político pernambucano, chateado com uma parceria que não deu certo para as eleições, saiu-se com algo inusitado: telefonou a uma colega, também candidata ao legislativo, para cobrar dela a devolução de um trator que havia sido encaminhado por ele a um município pernambucano.
A máquina havia sido conquistada dentro dos repasses de verbas da cada vez mais famosa (não por bons motivos) Codevasf, destinada para ajudar produtores rurais no interior.
É só um exemplo pequeno do ponto em que se chegou com o uso de verbas públicas nos últimos anos e sobre como isso pode estar determinando votos nesta eleição e fazendo bons políticos desistirem de se candidatar.
Desistências
A coluna já ouviu várias vezes sobre a dificuldade que é fazer campanha sem estar ocupando cargo público atualmente, já que qualquer deputado com mandato conseguiu dinheiro de orçamento secreto para distribuir em suas bases, como nunca na História desta República.
Muitos ex-parlamentares desistiram de voltar ao Legislativo, este ano, por causa disso. "Não tem dinheiro pra competir com isso", reclamam.