Pesquisa para o Senado mostra que jogo está aberto e o principal motivo é falta de interesse popular
Em Pernambuco, todos têm chance, mas o número de eleitores que não estão interessados supera os primeiros colocados em pesquisa.
É normal que a disputa pelo Senado tenha menos engajamento de eleitores. É uma competição distante da realidade popular, mas por culpa dos próprios senadores do que por falta de disposição do povo. O senador é um sujeito distante.
Num mandato de oito anos, o ocupante do cargo acaba passando tempo demais sem dar as caras nas bases políticas e se desconecta um pouco.
Resultado é que os números das pesquisas mostram índices muito altos de gente que diz não estar disposta a votar em ninguém. Em Pernambuco, Brancos e Nulos ultrapassa os 22%, enquanto o candidato com maior intenção de voto tem cerca de 12%.
As baixas votações fazem com que o resultado possa surpreender. Em 2018, Jarbas Vasconcelos (MDB) quase ficou de fora, tentando voltar à Casa Alta. Por pouco não foi ultrapassado por Mendonça Filho (UB) na reta final. Humberto Costa (PT), que não era favorito, terminou vencendo, em primeiro.
Agora, Gilson Machado (PL), André de Paula (PSD), Teresa Leitão (PT), Guilherme Coelho (PSDB), Eugênia Lima (PSOL) e Carlos Andrade (UB) disputam uma única vaga. É gente demais.
E, por enquanto, quase todos têm chance de vencer.
No agregador de pesquisas do JC (veja abaixo) nota-se que movimentos interessantes estão acontecendo. Candidatos sobem e descem muito rápido, de uma pesquisa para outra, como reflexo do comportamento dos eleitores que não estão dando importância à disputa.
Criar uma “onda”, um movimento forte que mobilize as pessoas, como na campanha de Marcos Freire em 1974, é o maior desafio para quem quiser ter alguma chance de se destacar este ano em meio a tantos nomes.
Mas, é tão difícil que a última vez em que isso aconteceu numa campanha para senador foi há quase 50 anos, exatamente em 1974.
Agregador de pesquisas JC
Confira abaixo os números do agregador de pesquisas do JC com a Oddspointer: