Cena Política

Candidatos ao governo com dificuldade para ir além do básico na Economia em Pernambuco

Alguns candidatos ao Senado é que ainda salvam, pela proximidade com setores que já têm suas vocações definidas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 25/08/2022 às 17:30
Análise
X

Observando as sabatinas com os candidatos ao governo de Pernambuco, é preciso destacar uma dificuldade que todos eles têm. Todos mesmo.

Ninguém consegue sair das platitudes na hora de propor algo para o desenvolvimento da economia em cada região do estado.

O problema é maior quando se vai para o interior. Alguns parecem até desconhecer o que já é feito em cada região, as vocação econômicas do Agreste e do Sertão, por exemplo.

Quais as propostas para o Polo Têxtil, para o setor de avicultura, produção de leite, fruticultura?

O curioso é que, se questionados, todos os pleiteantes correm ao lugar comum: impostos.

Reduzir tributos é essencial, principalmente se levar em consideração a vocação do atual governador, que é só cobrar impostos.

Mas, ir além, com alguma promoção dessas vocações, com incentivo direto mais efetivo do que simplesmente não cobrar tributos, é raro.

Para encontrar isso na campanha, até agora, só apelando para os candidatos ao Senado. Dois que já deram entrevistas à Rádio Jornal esta semana chamam atenção neste ponto.

Guilherme Coelho (PSDB) e Gilson Machado (PL) conseguiram falar sobre duas vocações e até detalhar o que pensam para esses setores.

O primeiro carrega a bandeira da fruticultura no Sertão do São Francisco com uma paixão de chamar atenção. Não é por acaso, Guilherme é, ele próprio, um produtor rural que exporta frutas para o mundo inteiro, saindo de uma região que tinha tudo para não ser nada, não fosse o investimento público e a criatividade de pioneiros na região, inclusive da família dele.

Já Gilson Machado, pela ligação que tem com empresários do setor têxtil, consegue detalhar bem as necessidades dessa atividade. Sabe que são necessários investimentos e maior liberdade para que o setor trabalhe e se desenvolva, com exportação para competir com mercados como a China.

Vai além dos tributos, senhores e senhoras pleiteantes ao governo. Vai além dos tributos.

Agregador de pesquisas JC

Confira abaixo os números do agregador de pesquisas do JC com a Oddspointer:


Made with Flourish

Made with Flourish

Made with Flourish

Made with Flourish

Tags

Autor