Cena Política

Entrada de Guilherme Coelho na campanha pelo Senado em Pernambuco atrapalhou bolsonarista

Quando o senador de Raquel Lyra (PSDB) entrou no palanque, absorveu a votação de setor importante para os bolsonaristas no estado.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 20/09/2022 às 9:55
Análise
X

A entrada de Guilherme Coelho (PSDB) atrapalhou muito as chances de eleição de Gilson Machado (PL). O candidato bolsonarista era favorito, por uma série de fatores. A rejeição de Bolsonaro não atrapalha tanto a disputa pelo Senado e é uma eleição de turno único.

A tendência era que ele ficasse apenas com a parte boa, o apoio ao presidente no Estado.

Apesar disso, Guilherme Coelho acabou assumindo boa parte desse apoio, porque é um nome muito forte no Agro, faz parte dele e é muito respeitado, principalmente no interior do estado. Isso atrapalhou muito.

A coluna teve acesso a uma pesquisa bem detalhada sobre a eleição em Pernambuco, encomendada por um grupo que presta consultoria para vários candidatos. É possível, nesse levantamento, observar que Guilherme limita o crescimento do ex-ministro do Turismo assim que é anunciado na chapa de Raquel Lyra (PSDB).

Como os votos ficaram divididos e Gilson já disputava alguns votos com André de Paula (PSD), tornou-se difícil.

A expectativa, agora, é que Anderson Ferreira (PL) possa subir seus números e puxar o candidato ao Senado, mas a rejeição que não impacta tanto o ex-ministro atrapalha muito o candidato ao governo e limita seu crescimento. Não é fácil.

Para completar, Teresa Leitão (PT) abriu uma vantagem grande demais neste momento, faltando menos de 15 dias para a eleição.

Agregador de pesquisas JC

Confira abaixo os números do agregador de pesquisas do JC com a Oddspointer:


Made with Flourish

Made with Flourish

Made with Flourish

Made with Flourish

Tags

Autor