PCdoB declara apoio à candidatura de Marília, mas Luciana Santos não aparece em foto
Luciana, vice de Paulo Câmara, levou rejeição do governo para a chapa de Danilo Cabral. Ela também fez muitas críticas à Marília na campanha.
Ainda no primeiro turno, Marília Arraes (SD) foi citada pelos adversários como “extensão do PSB”. Ela não chegou a rebater, porque não compareceu em nenhum dos debates. A própria adversária dela neste segundo turno, Raquel Lyra (PSDB) chegou a usar uma expressão que viralizou, ao dizer que Marília era “Paulo Câmara na veia”, em alusão ao nome da coligação “Pernambuco na Veia”.
Por isso, chamou a atenção esta semana quando vários partidos da Frente Popular, comandada pelo PSB, declararam apoio à Marília. Um, em específico, foi mais comentado: o PCdoB.
A presença ausente de Luciana Santos, presidente nacional do partido comunista, foi a mais comentada. É que ela é a atual vice de Paulo Câmara no governo do estado e chegou a ser candidata a vice, novamente, na chapa de Danilo Cabral (PSB).
O curioso é que ela foi fator de críticas na formação do palanque da Frente Popular, meses atrás, exatamente porque vinculava o governo de Paulo e do PSB, com rejeição altíssima, ao candidato socialista. “Ela jogou Paulo dentro da chapa. E a rejeição dele era algo que Danilo foi obrigado a carregar por isso. Ficou difícil se desvincular”, explicou uma fonte do PSB à coluna, após o resultado.
Agora, num momento em que PCdoB, Republicanos e PDT anunciaram apoio à Marília, faltou Luciana Santos na foto. O PCdoB fez o anúncio representado pelo deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB). A chefe do partido publicou a foto em suas redes sociais depois. E só.
Luciana não foi para não aparecer na imagem e atrapalhar a candidata? É uma pergunta válida. Porque os outros partidos estavam representados pelos seus presidentes.
O clima pode não ser muito bom entre elas também. Afinal, Luciana foi usada pelo PSB, junto com Teresa Leitão (PT), como artilharia contra Marília no primeiro turno. “Não basta ser mulher, tem que ser mulher com compromisso com o povo brasileiro. E se ausentar, nos momentos mais importantes, nesse último período de resistência a Bolsonaro, é inaceitável!”, reclamou Luciana durante a campanha, referindo-se à candidata que hoje é apoiada por ela e por seu partido.
Pelo visto, Marília se tornou "aceitável" para Luciana. Só não deu pra aparecer na foto.