Cena Política

Pesquisa tem uma notícia boa para Marília Arraes e outra para Raquel Lyra

Levantamento foi divulgado nesta terça-feira (18)

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 18/10/2022 às 22:27
Análise
X

A pesquisa Real Time Big Data publicada nesta terça-feira (18), com números para o governo de Pernambuco tem uma boa notícia para Marília Arraes (SD) e outra para Raquel Lyra (PSDB).

A de Marília é bem óbvia e mostra uma recuperação da candidata, depois de ter ficado 19 pontos percentuais atrás da tucana logo no início deste segundo turno. A diferença caiu oito pontos e isso é um feito considerável.

Como a pesquisa foi feita a partir do dia 15 e Lula (PT) esteve aqui no dia 14, entende-se que a visita ajudou nesse impacto.

Qual a notícia boa para Raquel? A diferença ainda é considerável: são 11 pontos, considerando os votos totais (52% x 41%) e Marília terá que tirar da ex-prefeita de Caruaru se quiser ultrapassá-la.

É possível, mas é um voto mais difícil. Brancos, nulos e indecisos somavam 11% e caíram para 7%. Significa que o crescimento de Marília veio, na proporção de dois para um, basicamente desse grupo que já não estava com Raquel. A tucana perdeu só dois pontos percentuais, dentro da margem de erro.

Mesmo que todos os indecisos votem em Marília, ainda não será suficiente. Ela terá que bater mais em Raquel e tirar votos dela em maior proporção, diretamente. 

Uma fonte da coluna, questionada sobre o impacto do resultado, brincou com uma frase cômica de uma antiga novela: “o problema é que o tempo urge e a Sapucaí é curta”. Ele quis dizer que a diferença é grande para ser tirada daqui pra frente e faltam 12 dias para a votação. 

Não é impossível, mas é um trabalho duro.

Tags

Autor