Cena Política

A possibilidade de Raquel Lyra não ficar no PSDB para as próximas eleições

Confira a coluna Cena Política deste domingo (13)

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 12/08/2023 às 20:00
PSDB Nacional
Eduardo Leite e Raquel Lyra, do PSDB - FOTO: PSDB Nacional

Existe a possibilidade de uma aproximação considerável entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o PSD, do ministro da Pesca, o pernambucano André de Paula. Os dois conversaram recentemente.

É possível que o PSD em Pernambuco ganhe espaço numa das pastas do Palácio do Campo das Princesas.

Seria mais uma ponte entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal.

Fatores

Mais que isso, há quem defenda que Raquel pode até trocar de sigla, saindo do PSDB e migrando para o PSD.

A transferência seria importante por diversos motivos, entre eles o de posicionamento futuro. Hoje, o candidato à presidência do PSDB seria Eduardo Leite e o governador do Rio Grande do Sul tende a procurar ocupar o espaço do bolsonarismo para enfrentar Lula.

Pode não ser interessante para Raquel, já que ela tem uma boa relação com o atual presidente. Dependendo do caminho que os tucanos forem tomar em 2026, ficar no PSDB pode se tornar um problema.

Estando no PSD Raquel poderá dizer que está no centro, evita perder o apoio da direita em Pernambuco e garante uma boa relação com o petista.

Centro, centro

Vale lembrar que o PSD é presidido nacionalmente por Gilberto Kassab. O ex-prefeito de São Paulo apoia o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em SP, mas também apoia o presidente Lula (PT).

Essa dualidade nos apoios é uma marca do PSD. E ajudaria Raquel Lyra em Pernambuco. Para o atual presidente do PSD estadual, André de Paula, também seria um bom negócio. André poderia se candidatar a deputado federal outra vez ou até tentar o Senado, como fez em 2022, dessa vez com o apoio do Palácio.

Não será uma decisão tomada agora. Mas algumas conversas já aconteceram e outras estão previstas para o futuro sobre essa migração.

Trânsito diverso

Durante o evento em que Lula anunciou o PAC, na sexta-feira (11), o senador Humberto Costa fez questão de postar uma sequência de fotos nas redes sociais, todas juntas, tentando mostrar sua capacidade de articulação no estado.

Os registros são de abraços animados acompanhados de muitos sorrisos com João Campos (PSB), Raquel Lyra (PSDB) e Paulo Câmara (sem partido).

Humberto quer que o PT tenha protagonismo no estado em 2024 e 2026. O primeiro recado dele é que todas as cartas estão sobre a mesa, independente de ser com João ou com Raquel.

Patetices

Na gigantesca lista de patetices dos auxiliares de Bolsonaro (PL), acrescente-se o reflexo do pai do tenente-coronel Mauro Cid na caixa de um dos presentes recebidos pela presidência da República e negociados pelos atrapalhados bolsonaristas.

O general Mauro Lourena Cid, pai do ajudante de ordens do ex-presidente, aparece em reflexo numa das fotos utilizadas para negociar com compradores dos EUA a venda de esculturas que a presidência recebeu como presente oficial.

Impunidade

Havia, aliás, uma certeza tão grande de impunidade que os envolvidos nem se preocupavam muito em esconder o que estavam fazendo. Os produtos eram oferecidos por email, por whatsapp e algumas mensagens nem eram apagadas.

Eles só ficaram mais preocupados depois que Bolsonaro deixou de ser presidente. Em janeiro deste ano, uma mensagem de Mauro Cid interceptada pela Polícia demonstra isso.

O ex-ajudante de ordens pergunta qual a melhor forma para repassar 25 mil dólares, que estavam com o pai, para Jair Bolsonaro (PL), porque “quanto menos movimentação em conta melhor”.

Muambeiro

Se for comprovada a participação de Bolsonaro no esquema de venda de presentes oficiais, oferecidos a compradores em outros países por seus auxiliares, o ex-presidente pode entrar para a história como “muambeiro de luxo”.

Sim, porque as investigações apontam para o voo que o ex-presidente fez quando foi para os EUA após as eleições em que foi derrotado.

No avião teria embarcado uma mala com produtos para serem vendidos por lá.

Planejando

O secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, esteve em Brasília para reunião do Conselho de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), do qual é presidente, com o Ministério do Planejamento.

O secretário teve a oportunidade de conversar com a ministra Simone Tebet sobre Novo PPA Federal, articulações com os governos estaduais e o novo modelo de concessão de garantia de empréstimo da União.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias