Cena Política

Uma sugestão para quem acha que Dilma merece "reparação histórica"

Confira a coluna Cena Política desta terça-feira (29)

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 28/08/2023 às 20:00
Análise
X

Se for para levar mesmo a sério a ideia de Gleisi Hoffmann (PT), que sugeriu uma “reparação” para Dilma Rousseff (PT) por causa do impeachment, Gleisi poderia convencer Lula a desistir de seu mandato por dois anos para que a ex-presidente terminasse o mandato que o PT insiste que foi “retirado à força”.

Militante

Ora, se o PT confia tanto na capacidade administrativa e na competência de Dilma Rousseff, certamente não teria medo de colocar em jogo a retomada econômica atual do país, entregando o governo à personagem que nos colocou nesta crise, alguns anos atrás. Aproveitem e chamem Guido Mantega para o lugar de Fernando Haddad também. A tragédia seria completa.

Se Gleisi Hoffmann quer fazer justiça, que faça com coragem e ousadia, não com discurso bobo de militante.

PSD

Quem deve estar aguardando com ansiedade o destino partidário de Raquel Lyra (PSDB) é o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Ela nunca confirmou diretamente seu apoio para que o ex-vice fosse candidato à reeleição na cidade e, o que mais chama atenção, nunca permitiu que ele assumisse a direção municipal do partido.

Se ela for para o PSD, como se tem especulado, nem a obrigação partidária de apoiá-lo a governadora terá. Fica mais difícil.

Rodolfo

Por falar em Caruaru, quem estava na conversa entre a governadora e integrantes do PL de Pernambuco, há alguns dias, diz que o papo foi muito amistoso e tranquilo. O PL está na base do governo Raquel e tem espaços na gestão, através de Anderson Ferreira (PL).

Na ocasião, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) foi questionado por Raquel se ele estava convicto de que seria candidato a prefeito em Caruaru, independente de qualquer coisa. Ele teria respondido que “sim”.

Planejando

O relato desse momento do encontro é que, logo após confirmar a resposta, ela mudou de assunto. Ficou claro para os presentes que a governadora está pensando sobre o cenário de Caruaru e tentando planejar sua estratégia, buscando informações para a eleição de 2024 em sua cidade de origem.

Por enquanto, mantém o suspense, tudo é possível, e será assim por alguns meses ainda.

Kassab

Por falar nessa possível ida da governadora Raquel Lyra para o PSD, o jornal O Globo trouxe detalhes dessa movimentação, confirmando as informações que a coluna vem publicando desde a semana passada e apoiando a apuração no presidente nacional, Gilberto Kassab (PSD). Ele está bem confiante na transferência.

Amupe

Durante o Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe no Centro de Convenções, Raquel sentou ao lado de André de Paula, presidente estadual do PSD e ministro da Pesca, conversaram bastante e deram boas risadas enquanto estavam à mesa. O clima é o melhor possível.

Patriota

No mesmo Congresso, é preciso registrar a homenagem que foi feita pela Amupe ao seu ex-presidente José Patriota (PSB), hoje deputado estadual. Patriota presidiu a Amupe por quase 10 anos no total e representou os prefeitos até quando não era mais prefeito de sua cidade, Afogados da Ingazeira.

Enquanto esteve lá, era quase unanimidade, até com quem não gostava do PSB.

É sempre na sexta

A reunião da sexta-feira à tarde no Palácio do Campo das Princesas deve ser muito difícil para os secretários. Porque três das quatro exonerações que aconteceram até agora foram divulgadas por nota, sempre na noite da sexta.

Ou é muita coincidência, ou o novo governo tem método até pra trocar os titulares das pastas.

Tags

Autor