Cena Política

A consolidação dos grupos políticos nas prefeituras em 2024

Confira a coluna Cena Política desta terça-feira (5)

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 04/09/2023 às 21:00 | Atualizado em 05/09/2023 às 15:48
Análise
X

Algumas situações muito específicas nos municípios vão atrair atenção em 2024. Trata-se da formação ou manutenção de grupos políticos regionais. Alguns deles vão passar pelo desafio da consolidação na RMR.

Não existe grupo político, enquanto não se consegue alguma transmissão de cargo que já se ocupou para aliados.

Não basta se eleger prefeito, por exemplo. É preciso conseguir eleger algum aliado depois e mantê-lo. E, tem mais, é preciso repetir a dose para se fixar como grupo local. É daí que vem a consolidação.

Olinda é um caso recente bem interessante.

Luciana

Em Olinda, Luciana Santos (PCdoB) foi eleita e reeleita, conseguiu eleger e reeleger seu sucessor. Ela já poderia dizer que formou um grupo político?

Não, porque Renildo Calheiros (PCdoB) terminou o segundo governo muito mal avaliado e, quando Luciana tentou voltar, acabou derrotada. Interrompeu-se o que seria uma força política local para vários anos.

Lupércio

Também em Olinda, Lupércio (SD), já no fim do segundo mandato, está no início dessa caminhada para criar um grupo. O atual prefeito de Olinda não faz questão nenhuma de esconder sua indicada.

Mirella Almeida é secretária da Fazenda e casada com o sobrinho do prefeito, um vereador da cidade. Será candidata e, se vencer, ajudará o atual prefeito a dar mais um passo nessa consolidação.

Ferreira

Em Jaboatão, depois de ser bem avaliado como prefeito e ter sido reeleito, Anderson Ferreira (PL) também está nesse processo. Ele precisará garantir a reeleição de Mano Medeiros (PL), que era seu vice e assumiu em 2022.

E depois, em 2028, terá que voltar ou fazer a indicação pessoal de outro nome para ver esse grupo formado tendo a cidade como referência. O irmão, André Ferreira (PL), talvez.

Tércio

Antes de tudo ele vai enfrentar Clarissa Tércio, indicada pelo PP para ser candidata à prefeitura de Jaboatão. Clarissa é adversária dos Ferreira até no segmento evangélico e deve levar a disputa religiosa para os palanques.

Em 2022, André Ferreira (PL), irmão de Anderson, foi eleito deputado federal mais votado em Jaboatão, com 36 mil votos. Clarissa foi a segunda mais votada, com 30 mil.

Metrô

A solução apresentada pelo Governo de Pernambuco, com duas condições, para o metrô do Recife é, finalmente, algo que parece ter morada na realidade. O que a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez, na verdade, foi propor o que já deveria ter sido feito desde 2022, mas acabou interrompido por pressão dos metroviários em ano eleitoral.

Precaução

A governadora avisou logo que só aceita receber o metrô se o Governo Federal ficar com os metroviários na partilha. O ministro Rui Costa teria se comprometido a realocar os trabalhadores em outros órgãos públicos pra evitar o que aconteceu no metrô de Belo Horizonte. Por lá, os metroviários foram praticamente obrigados a entrar na demissão coletiva.

E com dinheiro

O movimento é parecido, porém inverso, ao que está sendo feito em estradas federais de Pernambuco. A BR 232 e a BR 104 estão sendo devolvidas para que a União tome conta de sua conservação, mas o estado terá que fazer alguns investimentos das rodovias antes de devolver. No caso do metrô, Raquel quer que Lula use os R$ 2 bilhões que foram tão falados após visita de parlamentares ao sofrido equipamento de transporte. E depois ela recebe para fazer a concessão.

Tags

Autor