Cena Política

O favorito para a próxima vaga no STF já tem seu trabalho como ministro questionado

Confira a coluna Cena Política deste domingo (17)

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 17/09/2023 às 0:00 | Atualizado em 18/09/2023 às 11:43
Análise
X

Flávio Dino, o ministro da Justiça que concorda com o presidente da República em assuntos que vão de horóscopo e futebol a parafuso de foguete, não faz isso a toa. O ex-governador do Maranhão, que já atuou como juiz, é o favorito para assumir a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal.

Tem método

Mas, engana-se quem pensa que só os préstimos do auxiliar estão alçando ele à corte suprema do país. O PT considera, nos bastidores, que Dino fala demais e é ineficiente no setor da segurança pública. Dino se pronuncia nas redes sociais até sobre chuva e vento, mas não consegue apresentar nada de efetivo no combate à violência.

Querem a pasta

É claro que os petistas estão de olho no espaço que pode ser aberto com a indicação de Flávio Dino para o STF. O ministro, é bom lembrar, está no PSB mas chegou ao ministério com o aval pessoal de Lula, não como indicação partidária.

Depois de perder o ministério de Portos e Aeroportos, os socialistas até poderiam pedir que a pasta fosse preservada como sua, mas é difícil que algo assim aconteça.

Tadeu

O PSB poderia ao menos exigir que o ex-deputado pernambucano Tadeu Alencar (PSB) continuasse no cargo que ocupa dentro do ministério.

O problema é que ele está na Secretaria de Segurança Pública, exatamente o setor que o PT está usando como argumento para dizer que Dino não faz um bom trabalho. Há quem acredite que aceitar isso seria contradição.

Perfil holofote

Se for mesmo indicado por Lula, Flávio Dino não deve ter dificuldades para ser aceito pelos colegas e passar na sabatina do Senado.

O nome dele já é defendido por alguns dos atuais ministros do Supremo. Se aprender a se portar com a discrição esperada para o cargo, pode se dar bem.

Mas Flávio Dino tem perfil holofote, é assíduo nas redes sociais e gosta de polemizar para surfar ondas de popularidade digital. O que é ruim para o STF e para o Brasil.

Resultado

O deputado estadual José Patriota (PSB) comemorou o anúncio pelo Governo do Estado do início das obras da PE-380. Conhecida como Estrada de Ibitiranga, a rodovia liga Afogados da Ingazeira ao Distrito de Ibitiranga, em Carnaíba, na divisa com a Paraíba.

Patriota é autor de uma indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, solicitando apoio para a conclusão dessa obra.

Cuba

Lula foi a Cuba para ouvir que os cubanos não vão pagar pelos empréstimos que o Brasil lhe fez para a infraestrutura da ilha. É coisa de R$ 2,5 bilhões. O empréstimo foi feito via BNDES e o prejuízo vai ser do banco, mas o dinheiro é brasileiro e poderia ter sido investido por aqui, mas não foi. Agora, nem tem como forçar o pagamento.

A Venezuela, que também deve ao Brasil, ainda tem Petróleo. Cuba vai pagar com o que?

Argentina

Tudo se encaminha para um segundo turno entre Javier Milei e Sérgio Massa na Argentina.

A situação do país é tão difícil que os eleitores vão ficar entre o atual ministro da economia de um país quebrado que ele não consegue salvar e o outro, um sujeito que defende venda legalizada de órgãos humanos, aconselha-se com um cachorro que morreu e escolhe em quem confiar de acordo com a orientação do Tarô.

Um tango é mais alegre que isso.

 

Tags

Autor