A situação de Clarissa o otimismo econômico e Caruaru vista "de cima"
Confira a coluna Cena Política desta terça-feira (19)
Clarissa Tércio (PP) fica numa situação difícil dentro do partido e precisará dar novos contornos à ideia de ser candidata à Prefeitura de Jaboatão, principalmente por disputar, provavelmente, com o atual prefeito, do PL de Bolsonaro.
O problema é que Arthur Lira (PP) verbalizou o que todo mundo já sabe e o Republicanos, por exemplo, disfarça para não admitir: o “PP é da base do governo” e não há discussão quanto a isso.
Discurso
A opção para ser candidata num “partido bolsonarista” não existe para Tércio, que precisará adaptar o discurso e, mesmo assim, terá que ficar se explicando a eleição inteira. Em campanha eleitoral, quando você precisa ficar se explicando, já perde na largada.
Otimismo
O resultado do Datafolha, apontando que 35% da população brasileira declara estar sentindo melhora na economia é um indicador positivo para os aliados de Lula durante a eleição de 2024. O PT, especialmente, deve aproveitar para corrigir os erros do passado, quando menosprezou a importância das bases municipais.
Na hora da crise, com o Petrolão e o impeachment, o PT foi reduzido e resumido, completamente, à figura de Lula (PT), preso, porque não tinha base forte nas prefeituras.
Vantagem
Graças a Bolsonaro (PL), Lula voltou e o partido tem uma nova chance de construi essa base nas cidades. Se o anunciado PAC conseguir movimentar a economia ao ponto de o desemprego recuar com mais força em todas as regiões, a tendência é que prefeitos ligados ao Governo Federal tenham vantagem.
A ver.
Métodos
Somente os policiais têm condição de opinar sobre os riscos que eles enfrentam e a falta de estrutura necessária para combater criminosos por aqui. Achar que é possível estar fora da farda que eles usam e tentar mensurar isso é hipocrisia.
Mas o episódio de Camaragibe, em que uma suposta reação policial teria ocasionado a morte de cinco pessoas de uma mesma família, e um atropelamento sendo utilizado para a dispersão de brigas na rua, como aconteceu em outro episódio recente, preocupam.
Preso à reação
O Governo de Pernambuco precisa ter cuidado para não ficar refém de um discurso reativo quando deveria estar apressado é para fornecer estrutura e segurança aos policiais e, assim, garantir que situações extremas desse tipo sejam impedidas no nascedouro.
Caruaru por cima
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), está com reunião marcada no Ministério de Portos e Aeroportos.
Vai pedir ao ministro Silvio Costa Filho que ajude a acelerar a homologação do balizamento noturno do aeroporto da cidade.
É o que falta para o equipamento ser utilizado durante a noite e deve agilizar a atração de mais voos comerciais.
E mais Caruaru
Na semana passada, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) também havia solicitado atenção do ministro ao aeroporto de Caruaru, através de um ofício. Em destaque, um requerimento para que o terminal de passageiros seja ampliado, o que possibilitaria receber um maior número de passageiros por voo.
No ofício, o parlamentar garantiu estar buscando recursos para viabilizar a obra, inclusive.
Uma ideia
Se houver união de esforços do município com o estado e o Governo Federal, o aeroporto de Caruaru poderia se transformar em um equipamento regional importantíssimo para desafogar o Aeroporto Internacional do Recife.
A distância de um para o outro é de cerca de 130 km. Com investimento na BR 232 e sem engarrafamentos na entrada da capital, acaba sendo bom para todos.