Cena Política

A voz forte e completamente vazia de uma ONU que ficou surda

Confira a coluna Cena Política desta quarta-feira (11)

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 10/10/2023 às 20:00
Análise
X

A ONU se pronunciou sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas condenando os dois lados.

Não está errada dentro de sua ideia de proteção à vida, já que os dois lados provocam a morte de civis, com suas ações.

Erra feio, no entanto, quando ignora a realidade das partes envolvidas. Não se tratam de duas nações, mas de um estado constituído reagindo a um grupo terrorista com raízes fundamentalistas. Não é por acaso que pouca gente ainda leva a instituição a sério.

A ONU continua a falar para um mundo, mas ela não o escuta e não o entende bem. Isso é lamentável.

Voz murcha

O caminho certo para perder relevância é não se atualizar. A Organização das Nações Unidas foi criada num contexto em que atentados terroristas, no formato em que eles acontecem hoje, eram impensáveis.

Não existia discussão sobre o assunto, porque não se imaginava algo assim. Nas últimas duas décadas, ao invés de acompanhar os acontecimentos, a ONU se aprisionou em sua ideia de mundo e perdeu voz.

A ONU não tem autoridade e influência, porque quando se manifesta o faz com base numa realidade que não existe mais. Infelizmente.

Dilema

A executiva do PT nacional tem um dilema pela frente no Recife. Há um movimento para não apoiar a reeleição de João Campos (PSB) e isso não é mais nenhum segredo.

O PT busca um protagonismo maior em Pernambuco e isso passa, claro, pela prefeitura da Capital. O problema é que o trabalho realizado pelo atual gestor municipal é bem aprovado o suficiente para colocar uma dúvida imensa na cabeça do presidente.

E se ficar na oposição derrubar a popularidade local do petista?

Opiniões cruzadas

A tendência quando se observam as pesquisas é separar os resultados como se estivéssemos falando de públicos diferentes. Isso é errado.

Lula é forte no Recife porque tem 67% de aprovação e Campos é forte no Recife porque tem 71% de aprovação. Mas o universo de eleitores é o mesmo para os dois e significa que a maioria dos satisfeitos com um está satisfeito com o outro.

O risco: e se ficar contrário ao prefeito derrubar a aprovação do presidente? E se uma eventual vitória do prefeito fizer despencar o apoio de Lula na cidade?

Eleições…

Uma campanha eleitoral não é fácil de se conduzir. O maior pecado que João cometeu em 2020 e nunca foi perdoado pelos lulistas, foi atacar a corrupção petista na briga contra Marília Arraes.

Campos passou ao segundo turno só com pouco mais de 9 mil votos em relação à adversária e precisava subir o tom para garantir a vitória, foi pra guerra, bateu no PT e conseguiu, mas teve consequências.

…são cruéis

Qualquer que seja o candidato do PT em 2024 contra Campos, o palanque de Lula vai lidar com um adversário que já larga com mais de 40% ou 50% e precisará ir pra guerra também se pretende ter alguma chance, mesmo contando com o eventual apoio de Raquel Lyra (PSDB).

Isso também terá consequências para os petistas e também está no cálculo.

Opção

Uma opção para o PT seria indicar a vice dentro da chapa de um candidato lançado pela própria governadora Raquel Lyra. Alguém que não tivesse problemas em ter um petista no palanque (não seria Priscila Krause e nem Daniel Coelho).

É a solução que causaria menos problemas futuros do PT com o PSB, as consequências seriam minimizadas. Mas o PT seguiria sendo coadjuvante e não protagonista como busca.

Valeria a pena?

OAB

O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, está para iniciar o último ano de sua gestão e começou a fazer um balanço do que já foi realizado e do que está planejado para 2024.

Há alguns dias, formalizou a criação da OAB Gravatá. Foram criadas ainda a OAB Ouricuri, no Sertão, e a OAB São Lourenço da Mata e Camaragibe. Em Serra Talhada e Salgueiro, a Ordem já está erguendo novos prédios, com entrega garantida para o próximo ano.

E, no mês que vem deve inaugurar, no bairro de Boa Viagem, um coworking com três pisos, totalmente gratuito para advogados e advogadas.

 

Tags

Autor