Cena Política

Governadora também chamou ministros para reunião com a bancada pernambucana

Confira a coluna Cena Política desta quarta-feira (25)

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 24/10/2023 às 20:00
Análise
X

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vai se reunir com a bancada federal nesta quarta-feira (25) para que sejam apresentadas as ações orçamentárias prioritárias para o estado em 2024. A reunião, na prática, funciona como um ajuste entre o que Pernambuco precisa e o que os deputados podem fazer para contribuir, com emendas que viabilizem esses projetos.

E a coluna teve informações de que o encontro será mais amplo do que foi anunciado originalmente.

Ministros

Não apenas os deputados federais e os senadores estarão na reunião de trabalho, a governadora convidou os ministros pernambucanos para participar também. Silvio Costa Filho (Republicanos), dos Portos e Aeroportos; Luciana Santos (PCdoB), de Ciência e Tecnologia; André de Paula (PSD), da Pesca e José Múcio, da Defesa, foram convidados.

O momento é de fazer uma sintonia fina e abordar todas as possibilidades para que os projetos saiam do papel, seja através dos ministérios, seja pela via do Congresso.

Arco

Entre as pautas que devem ser colocadas sobre a mesa estão a ferrovia Transnordestina no ramal de Suape, da qual muito se falou e pouco se fez até agora.

Outro tema que já está garantido para ser apresentado é, finalmente, o Arco Metropolitano. O Arco, prometido nos anos 1990, exaltado em todas as campanhas do PSB que o deu como fator importante para a vinda da fábrica da Jeep, nunca foi executado.

A obra sai nesta gestão, de acordo com fontes do governo, porque se tornou prioridade da governadora.

Incentivos

Um assunto que também deve ser discutido na reunião de hoje, marcada para às 12h30 em Brasília, é a atuação da bancada em pontos importantes da Reforma Tributária que está no Senado e ainda deve passar pela Câmara em caráter terminativo.

Há uma preocupação grande com os incentivos fiscais para empresas automotivas no Nordeste. Nas últimas semanas, lobistas ligados a algumas empresas das regiões Sul e Sudeste ampliaram o assédio aos parlamentares para que os incentivos não sejam prorrogados.

Significa emprego

A não prorrogação desses incentivos prejudica operações importantes e que geram muitos empregos no Nordeste, principalmente em Pernambuco e na Bahia. A situação poderia já estar resolvida, caso a bancada pernambucana tivesse votado fechada pela prorrogação dos incentivos.

Faltou apenas um para aprovar, o deputado Fernando Monteiro (PP-PE) votou contra a prorrogação, numa atitude que, até hoje, nunca foi devidamente explicada por ele.

Para não esquecer

Nas pautas futuras importantes, que podem gerar emprego e atrair desenvolvimento para o estado, espera-se o mínimo dos representantes que foram eleitos com o objetivo primário de trabalhar pelo interesse de seus representados.

Há momento para as aspirações ideológicas, partidárias e até privadas na vida de todos os deputados e senadores, mas estas nunca podem se sobrepor ao interesse comum do eleitor, contribuinte e cidadão pernambucano.

Costuma ser unida

Tirando situações pontuais (por vezes, inexplicáveis), a bancada pernambucana costuma trabalhar unida. Coordenadores do grupo, os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT) mobilizaram os demais parlamentares para o encontro desta quarta, após convite da governadora.

"A Bancada sempre tem muita união para defender as prioridades de Pernambuco, independentemente de partidos", destaca Coutinho.

Neste ano, lembra, já foram empenhados cerca de R$ 35 milhões pela Bancada Pernambucana ao Governo do Estado.

Tags

Autor