Economia e Meio Ambiente viajando juntos com a governadora de Pernambuco
Confira a coluna Cena Política desta sexta-feira (1°)
Segundo o correspondente da Rádio Jornal em Brasília, Romoaldo de Souza, a presença de Raquel Lyra foi anunciada com grande destaque na convenção nacional do PSDB que aconteceu ontem.
O único problema é que, enquanto os tucanos louvavam a presença da governadora de Pernambuco em Brasília, ela estava, na verdade, no meio de uma entrevista para a Rádio Jornal, no Passando a Limpo, falando direto de Dubai, na COP 28.
Desde as últimas eleições, o PSDB anda meio desnorteado mesmo.
Sinalização positiva
Durante a entrevista, aliás, a governadora anunciou o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, o PerMeie.
A ideia é integrar ações de preservação do meio ambiente com desenvolvimento econômico. Exatamente quebrar a ideia de que as duas coisas são antagônicas. É uma inovação, extremamente necessária.
Inclusive, a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, estão juntos acompanhando a governadora na COP28.
O Réveillon
O modelo pelo qual a prefeitura do Recife está anunciando o Réveillon deste ano é o mesmo que foi utilizado em outras festividades, em cidades como São Lourenço, na festa do padroeiro, e Caruaru, no São João. O resultado nesses eventos foi positivo.
O formato chama atenção porque reduz ao máximo possível os custos com dinheiro do contribuinte e abre espaço para que a empresa escolhida explore um espaço muito pequeno, de 3% no caso do Recife, mas ofereça, com os outros 97%, acesso gratuito da população a grandes atrações.
Ponto para João Campos (PSB).
O futuro de Marília
Um membro do partido de Marília Arraes, o Solidariedade, circulando por Brasília, foi taxativo essa semana sobre os planos da ex-deputada para as eleições municipais de 2024. O nome de Marília tem sido citado para disputar as prefeituras de Olinda, Recife e Jaboatão.
Este correligionário disse onde ela será candidata: lugar nenhum.
Três não
Segundo o colega de partido, a avaliação é que não há garantia de vitória de Marília em nenhum desses municípios, porque os grupos dos atuais prefeitos ou vão para a reeleição ou estão com sucessores muito bem encaminhados nas pesquisas.
As duas derrotas seguidas, para a prefeitura do Recife e para o governo, pesam na imagem da neta de Arraes. Uma terceira derrota num espaço curto de tempo pode comprometer sua carreira política de forma irremediável.
Gleisi no STF
A informação nos bastidores é que, antes de indicar Flávio Dino (PSB) para o STF, Lula (PT) cogitou a indicação de Gleisi Hoffmann para o Supremo Tribunal Federal. Seria uma saída para evitar as críticas por não indicar nenhuma mulher à Corte.
A alternativa só foi suspensa porque interlocutores da articulação política avisaram que seria quase impossível o Senado aprovar o nome da presidente nacional do PT.
Sempre
O episódio demonstra que os parlamentares e a articulação do governo ainda têm algum senso. E prova também, para quem está reclamando de Flávio Dino, uma verdade universal: sempre poderia ser pior.