A medida da ineficiência que pode conceder como presente uma vaga no STF
Confira a coluna Cena Política deste domingo (11)
A pesquisa AtlasIntel divulgou os resultados de uma pesquisa sobre os maiores problemas do Brasil. Os resultados chamam atenção por um motivo bem específico. Historicamente, liderando os maiores problemas brasileiros apontados pela população, sempre esteve a Saúde. Desemprego também é um líder frequente. Dessa vez, eles foram pouco lembrados. O maior problema do país, segundo os brasileiros, é a Criminalidade e o Tráfico de Drogas.
Lista
Quase 60% dos entrevistados apontaram o tráfico e o crime como os piores problemas, contra apenas 10% que lembraram da Saúde como o maior empecilho brasileiro. Depois de Criminalidade e Tráfico, a segunda colocação entre os maiores problemas do país ficou com a Corrupção (57,6%). Em terceiro ficou a Pobreza e o Desemprego, com 19,3%. Em quarto lugar ficou o Mau Funcionamento da Justiça (17,5%). E em quinto lugar a Degradação do Meio Ambiente, com pouco mais de 16%.
Responsável
Agora, observe algo curioso: dos cinco maiores problemas do Brasil atual, três deveriam ser resolvidos ou amenizados pelo Ministério da Justiça. Eles são responsabilidades do ministro da Justiça e Segurança Pública.
Promovido
Flávio Dino ocupou esse espaço ao longo de mais de um ano, envolveu-se em polêmicas, meteu-se até no que não tinha motivo para se meter e nunca apresentou resultados no setor para o qual recebia seus salários, pagos com dinheiro do contribuinte. No fim, Flávio Dino terminou recebendo um prêmio e foi indicado para uma vaga no STF pelo presidente Lula (PT).
Brasil
Se tivéssemos um governo sério (e não temos há muitos anos), haveria lógica em dar uma vaga no STF ao responsável por não conseguir resolver três dos cinco maiores problemas do país, sem falar nas confusões que criava com a busca por popularidade digital? Faz sentido brigar com a Transparência Internacional por dizer a verdade sobre os péssimos exemplos que damos no combate à corrupção ao longo dos anos, inclusive indicando ministros do STF de acordo com interesses pessoais e partidários, como ocorre quase sempre? Essas coisas acontecem no Brasil.
Bolsonaro
Por falar em pesquisa, a Quaest fez um levantamento sobre os efeitos da operação da Polícia Federal contra Bolsonaro (PL) nas mídias sociais. O resultado foi ruim pra ele. Do total de menções relacionando o ex-presidente e as provas apresentadas pela PF, 58% das menções foram negativas para o capitão, obrigado a entregar o passaporte e com possibilidade real de ser condenado e preso. Do outro lado, houve 42% de menções positivas para ele, classificando a ação como “perseguição”.
Jaboatão
Uma observação importante de um interlocutor da política: Raquel Lyra (PSDB), na eleição de 2024, vai ter que evitar até passar por Jaboatão dos Guararapes. Lá devem se enfrentar Elias Gomes (PT), o atual prefeito Mano Medeiros (PL) e Clarissa Tercio (PP). Os dois últimos partidos são aliados dela no Palácio. E o PT, mesmo não sendo aliado formal no estado, é a sigla do presidente Lula com quem ela anda em maior sintonia.