Coluna de Cláudio Humberto

Bolsonaro agora se convenceu da gravidade da pandemia do coronavírus

Resultado positivo para coronavírus do general Augusto Heleno e de Bento Albuquerque (Minas e Energia) representaram um baque para o presidente

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 19/03/2020 às 7:24 | Atualizado em 19/03/2020 às 7:28
MARCOS CORRÊA/PR
O presidente Bolsonaro em coletiva de imprensa - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR

O resultado positivo para coronavírus do general Augusto Heleno e de Bento Albuquerque (Minas e Energia) representaram um baque para Bolsonaro. Agora se convenceu da gravidade da pandemia.

Epicentro do coronavírus

A maioria dos assessores do Conselho de Ética da Câmara está de molho, em casa, com atestado médico, após a conduta do seu primeiro vice-presidente, deputado Cezinha (PSD-SP), que compareceu à reunião da semana passada e presidiu o colegiado antes de receber o resultado do teste para o coronavírus: positivo. O principal assessor da comissão já apresentou sintomas da covid-19, incluindo febre alta. Tudo parado. Presidente do conselho, Juscelino Filho (DEM-MA) decidiu suspender o trabalho por 15 dias e submeter assessores e parlamentares a testes. Há pelo menos uma dezena de representações contra deputados que deveriam tramitar no conselho de ética, mas agora estão paralisadas. A leviandade levou colegas a cogitarem ação contra o próprio deputado e que seja a primeira a ser analisada na volta ao trabalho.

Argentina x Brasil

O coronavírus tem feito vítimas brasileiras lá fora, inclusive o respeito pelo Brasil. Há brasileiros que estão lá fora a negócios ou estudando, na maioria turistas, todos impedidos de retornar. Só no Peru são 3.770, mas, a exemplo de paraguaios e colombianos, por exemplo, peruanos têm facilitado o retorno. Na Argentina, não. Muitos são tratados mal só por serem brasileiros. Mas no Itamaraty.

Feiúra

A Argentina retém brasileiros e os trata como bandidos. Caso de dez amigos confinados em Nunquén, cidade feia, sem graça, da Patagônia.

Caça

Brasileiros generosamente gastavam dinheiro em Nunquén quando a polícia os cercou como “suspeitos de covid-19” sem qualquer exame.

Destino a evitar

Na Argentina, parece clara uma política de hostilidade ao governo do Brasil e aos brasileiros que tiveram a má ideia de fazer turismo por lá.

Heleno vai bem

O “furo” do portal Diário do Poder, sobre o teste positivo de coronavírus de Augusto Heleno, foi divulgado 1 hora e 18 minutos antes do tweet do próprio ministro confirmando. Ele não apresenta sintomas e não tem doenças pré-existentes.

Presidiário

Autoridades, ongueiros e políticos do Psol, que defendem o esvaziamento das penitenciárias a pretexto do coronavírus, deveriam acomodá-los em suas próprias casas.

Mandou bem

Ótima sacada do BRB, o Banco de Brasília, abrindo linhas de crédito para clientes que foram surpreendido no exterior pelo fechamento de fronteiras. Só no Peru são 3.770 turistas brasileiros proibidos de voltar.

Comentários

Últimas notícias