Opinião

Lula deve assistir campanha presidencial na cadeia

Os recursos vão demorar, mas advogados experientes acham que até meados 2020 ele estará atrás das grades

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 07/05/2020 às 6:33 | Atualizado em 07/05/2020 às 7:56
Foto: EBC
Lula aguarda que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o pedido de suspeição do ex-juiz Sergio Moro, responsável por sua condenação, para tentar candidatura em 2022 - FOTO: Foto: EBC

Duas vezes condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Lula tem futuro sombrio: os recursos vão demorar, mas advogados experientes acham que até meados 2020 ele estará atrás das grades, acompanhando a campanha eleitoral à distância. Ele deixou de ser réu primário, agora terá de somar as suas penas e dividir por seis, para ter progressão de regime: terá de cumprir, no mínimo, 3 anos e 11 meses em regime fechado.

Verde-oliva é a cor da Saúde

Se o ministro Nelson Teich fez uma 'limpa', o general Eduardo Pazuello, secretário-executivo, promoveu a 'tomada' do Ministério da Saúde por militares. Foram entregues a coronéis cargos como a assessoria parlamentar e a subsecretaria de Assuntos Administrativos, e a um tenente coronel a complicada Diretoria de Logística da Saúde (DLOG), responsável por todas as compras, entregue pelo ex-ministro Mandetta a um indicado do deputado Pedro Lupion (PR), do DEM, seu partido.

Aos menos 12 militares do Exército ocupam postos-chave do Ministério da Saúde. Todos se destacaram nos respectivos cursos de qualificação.

Caso da médica Laura Tiriba Appi, assessora de Pazuello, que atuava na Escola de Saúde do Exército.

O tenente coronel Stefano Silvestro foi designado diretor executivo de uma área ambicionada por lobistas: o Fundo Nacional de Saúde.

Pessoa da confiança de Bolsonaro, o tenente coronel Reginaldo Ramos Machado assumiu a Gestão Interfederativa e Participativa do ministério. 

Um sexto da sobra

São 8 anos e 11 meses do primeiro caso mais 17 anos e um mês no segundo, menos os 580 dias já cumpridos: sobram 23 anos e meio.

Olha a chicana

Lula queria adiar o julgamento do recurso alegando depoimento pífio de Sergio Moro. No besteirol protelatório, vale até falar mal da mãe.

Rigor à vista

Recursos de Lula serão recebidos pelo rigoroso Felix Fischer, ministro relator prevento, que já analisa outros casos da Lava Jato no STJ.

Mais respeito

Ex-diretor-geral da Polícia Federal na era FHC, Vicente Chelotti protestou em rara entrevista (à Rádio Bandeirantes) contra a polêmica sobre a PF. Segundo ele, isso ofende uma instituição de profissionais de caráter, íntegros, que jamais se sujeitariam a interferências e manipulações.

Protagonismo

O STF decidiu que governadores e prefeitos definem ações de controle da pandemia, mas procuradores e juízes de primeira instância não aguentaram ficar de fora dos holofotes. Em vários estados, resolveram tutelar governantes e desautorizar médicos e técnicos.

Frase

''Bom que estejamos debatendo saída de um ministro e não prisão' Ator Mário Frias, especulado para substituir Regina Duarte na Secretaria de Cultura.

Vírus racista

ONG deve desconfiar que o vírus é racista: pediu – e pior: a Justiça concedeu – que na divulgação dos casos de covid-19, o Ministério da Saúde 'informações sobre a etnorraça dos infectados'. Idiotas.

Com pururuca

Mesmo em pandemia, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) promove convescotes no restaurante do plenário da Câmara. Entre os que desfrutam do leitão a pururuca está o próprio Rodrigo Maia.

Comentários

Últimas notícias