OPINIÃO

Lista para ministro do MEC tem nomes de militares, parlamentares e vaidosos

A demora na escolha acabou transformando o Ministério da Educação em objeto de disputa política

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 08/07/2020 às 7:26 | Atualizado em 08/07/2020 às 7:30
NAJARA ARAÚJO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
O major Victor Hugo (GO) apareceu candidato como se buscasse "saída honrosa" da liderança do governo na Câmara - FOTO: NAJARA ARAÚJO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Disputa no MEC

A demora na escolha acabou transformando o Ministério da Educação em objeto de disputa política. Há nomes que aparecem em lista de ministeriáveis só porque têm patente militar, outros são lançados por parlamentares governistas para ampliar influência, há os políticos que se colocam mesmo sem chance. Tem os vaidosos que tentam sair do ostracismo com ajuda de marqueteiros ou de assessoria de imprensa.

Ego

A It Press, conceituada empresa de comunicação, por exemplo, tenta emplacar na mídia elogios a Ricardo Caldas, candidato a ministro.

Saída

O major Victor Hugo (GO) apareceu candidato como se buscasse "saída honrosa" da liderança do governo na Câmara. Não deu certo.

Vale-tudo

Elogios de ativistas ou políticos bolsonaristas podem ajudar, são usados também para "queimar" candidaturas. É o vale-tudo pelo MEC.

Wi-fi no avião presidencial

O presidente da República, Jair Bolsonaro, que é "fissurado" em redes sociais, será o principal usuário dos serviços de In-Flight Connectivity (IFC) ao custo de R$ 2,3 milhões anuais para garantir acesso à internet nos aviões presidenciais durante o voo. Licitação da Presidência prevê utilização de conexão via satélite não geostacionário com franquia de 45GB mensais para ligações, áudio e videoconferências, streaming de áudio e vídeo, além de dados meteorológicos e, claro, redes sociais. Para o cálculo do valor, foram considerados parâmetros de uso, mas se 45 GB não forem suficientes, o contrato prevê adicionais de 22,5 GB. Sistema e valor são os mesmos contratados pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015, cujo serviço poderia ser renovado por cinco anos. A abertura das propostas está prevista para a próxima segunda (13) e a atualização do IFC nos três aviões presidenciais até a metade de agosto. Questionada sobre a real necessidade de manter o serviço e com 45GB de franquia de dados, a Secretaria-Geral da Presidência não respondeu.

Sem dó

A “agência reguladora” Aneel é uma gracinha para empresas de energia: em plena pandemia, autorizou reajuste médio de 4,23% para 7 milhões de consumidores nos 24 municípios da Grande São Paulo.

Cascateiros

O Imperial College de Londres, fonte frequente do “jornalismo de funerária” em voga no Brasil, previu 500 mil mortes por covid-19 no Reino Unido, onde os óbitos, até ontem, somavam 44.392.

Curados

Segundo o Bing, o Brasil é o único a superar 1 milhão de curados da covid-19: foram 1.072.229 (66,7%) do total de 1,6 milhão. Nos EUA, são 3,028 milhões de casos e 908 mil recuperados (30%).

Pernas curtas

Bolsonaro é tratado por ministros do STF e opositores quase como “inventor” dos “disparos em massa”. Mas o Whatsapp revelou que essa é uma prática do PT, e cancelou nove contas do partido.

Frase

Paulo Guedes é um vendedor de terrenos na lua”, diz Alexandre Schwartsman, consultor em economia, pessimista em relação à retomada

Iniciativa verde

O Partido Verde lançou o Observatório de Políticas Ambientais (OPA) iniciativa que acompanha a pauta ambiental e subsidia parlamentares do partido com informações para projetos, requerimentos etc.

Chefe de Estado

Correspondentes no Reino Unido repetiram ontem que Jair Bolsonaro é o segundo "chefe de Estado" a contrair covid, depois de Boris Johnson. Moram lá e ainda não sabem que premier é chefe de governo.

 

Comentários

Últimas notícias