OPINIÃO

Concessão da prisão domiciliar para Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, foi tecnicamente perfeita

Além de doente, com um câncer que evoluiu para metástases em várias partes do corpo, Queiroz não tem condenação, não fugia da Justiça

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 10/07/2020 às 7:26 | Atualizado em 10/07/2020 às 7:33
REPRODUÇÃO
Para o ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não estavam preenchidos os requisitos para a prisão de Queiroz: o ministério público não apresentou provas das suas alegações - FOTO: REPRODUÇÃO

Tecnicamente perfeita

Foi tecnicamente perfeita a decisão do ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao conceder prisão domiciliar de Fabrício Queiroz, ontem, segundo especialistas como o respeitado criminalista Marcelo Bessa, para quem a decisão de Noronha foi “extremamente acertada”. Ele lembra o dever da Justiça de preservar a saúde do investigado. “E Queiroz sequer foi denunciado”, lembra. Outro jurista, Pierpaolo Botini, vê a decisão do STJ como “adequada”.

Além de doente, com um câncer que evoluiu para metástases em várias partes do corpo, Queiroz não tem condenação, não fugia da Justiça. 

Para o ministro, não estavam preenchidos os requisitos para a prisão de Queiroz: o ministério público não apresentou provas das suas alegações.

Chamou a atenção do STJ a principal “acusação” nos autos contra a mulher de Queiroz, Márcia: ela fez um depósito na conta do marido.

A prisão domiciliar de Queiroz foi o segundo grande furo do site Diário do Poder, esta semana. O outro foi a covid-19 do presidente Jair Bolsonaro.

Covas lidera disputa em São Paulo

Levantamento do instituto Paraná Pesquisa revela que o atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), assumiu a liderança da disputa pela prefeitura da capital paulista em todos os cenários, com resultados entre 20% e 33% da preferência do eleitorado. Já na pesquisa espontânea, 72% dos paulistanos ainda não decidiram em quem votar em novembro. O Paraná Pesquisa ouviu 1,2 mil eleitores paulistanos de 4 a 8 de julho.

Celso Russomano (PSD), como tem sido habitual nas últimas eleições, estaria no segundo turno, segundo a pesquisa, se a eleição fosse hoje.

Bruno Covas lidera com 22,6% contra 18,3% de Russomano e 12,9% do jornalista José Luiz Datena. Márcio França (PSB) é 4º com 7,8%.

Sem Russomano ou Datena, Covas lidera com 33,6% contra 12,6% de França. Nesse caso, Guilherme Boulos (Psol) é 3º, com 7,2%.

Distância

Os desinformados, sobre os quais tem falado o ministro Augusto Heleno, procuram cabelo em ovo na decisão que mandou Queiroz e a mulher para a prisão domiciliar. O ministro Noronha e Bolsonaro nunca conversaram, exceto publicamente, durante eventos oficiais.

Prejeto útil

Dr. Jaziel (PL-CE) quer tornar hediondos crimes contra a administração pública durante a pandemia. Para o deputado, crimes desse tipo são “a cabal demonstração da inabilidade de viver em sociedade”.

Para a gaveta?

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o projeto aprovado pelo Senado que supostamente combate fake news é “urgente”, mas deve ser precedido discussões na Casa. “Vamos ampliar o debate”, promete.

Só piora

Citando “proteção da sociedade”, o senador Ângelo Coronel exigiu informações do Facebook sobre a decisão de cancelar contas ligadas ao PSL bolsonarista. Não para investigar eventual censura da empresa, e sim para ajudar o Facebook a supostamente “combater o ódio”.

Frase

"O PT não cansa de ser piada”, Deputado Sóstenes, sobre o vídeo em que um presidente municipal do PT promete seguir princípios do partido como “fazer muito e roubar pouco”.

Seguindo o rito

Para o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), faz parte do processo natural o pedido do ministro Alexandre de Moraes (STF) de parecer da PGR sobre o inquérito sobre sua expressão “passar a boiada”.

Voto digital

Especialistas em eleições tentam usar a pandemia para plantar a ideia de eleição virtual este ano. Segundo Daniel Blume, o voto digital seria uma alternativa apenas em caso de “intensificação do isolamento social”.

Comentários

Últimas notícias