OPINIÃO

Ex-prefeito do Recife, João da Costa mantém silêncio sobre denúncias contra Geraldo Julio

O ex-prefeito do Recife ainda não explicou o silêncio sobre as denúncias contra o Geraldo Julio

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 26/07/2020 às 13:48 | Atualizado em 26/07/2020 às 13:52
Foto: Igo Bione / Acervo JC Imagem
João da Costa é ex-prefeito do Recife - FOTO: Foto: Igo Bione / Acervo JC Imagem

O ex-prefeito do Recife João da Costa, que entrou e saiu da prefeitura invicto de “visitas” da Polícia Federal, e Jairo Brito, ambos vereadores do PT, ainda não explicaram o silêncio sobre as denúncias contra o prefeito.

Briga com o TCU

A gota d’água da queda do presidente do Banco do Brasil foi o conflito que ele criou com o Tribunal de Contas da União (TCU), que o Planalto considerou desnecessário, no momento em que o presidente Jair Bolsonaro tenta melhorar as relações com as instituições. Após o TCU recomendar a suspensão dos anúncios do BB em sites bolsonaristas, o banco cancelou toda a publicidade digital, como uma forma marota de pressionar os ministros. A manobra foi imediatamente percebida. Sem anúncios, caíram os negócios e, no recurso à decisão do STF, o BB reclamou de “prejuízos ao banco”. Pegou muito mal no TCU. No agravo, o banco presidido por Rubem Novaes reclamou da redução em um terço das contratações de cartões de crédito e contas digitais. A manobra do presidente do BB irritou os ministros do TCU. “Cretinos!”, exclamou um deles, indignado, em conversa com esta coluna.

Touro sem controle

O ministro Paulo Guedes (foto), que nomeou Novaes, reclamava que ele não enfrentava o corporativismo no BB, “que não é estatal e nem privado”.

PSDB = PT

Com José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves na mira da Lava Jato, o exgigante PSDB se nivela ao PT, seu nêmeses das últimas décadas: os candidatos presidenciais na mira da polícia. E declínio político.

Temer lacrador

O ex-presidente Michel Temer não caiu na armadilha para que ele criticasse a presença de militares no governo. “Não faço distinção”, disse ele, “a política é que não pode entrar nos quartéis”. Lacrou.

 

Ousadia

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, fez uma parceria ousada com o Flamengo, na sua estratégia de expansão nacional do banco do governo de Brasília. A parceria fez o banco valorizar mais de 400%.

Agilidade

O governo federal acelera a vendas de imóveis. É talvez a maior imobiliária do mundo União. A expectativa da Secretaria de Patrimônio é arrecadar até R$30 bilhões em três anos de pregões eletrônicos”.

Diferente

Na série de pesquisas eleitorais este ano, desde fevereiro, o candidato democrata Joe Biden nunca esteve atrás de Donald Trump no cenário nacional, assim como em 2016, contra Hillary Clinton. A diferença em 2020 é que Trump agora está atrás nas pesquisas em estados-chave.

Frase

Quem aplaude hoje, pode ser alvo amanhã”, deputado Alceu Moreira (MDB-RS) sobre a censura e bloqueio de contas de redes sociais por determinação do STF.

Sabotagem

Coleguinhas que ajudaram a destruir a imagem do Brasil no combate à pandemia, no exterior, culpam essa imagem pela não realização do GP de F1, entre outros eventos que trariam dinheiro para nossa economia.

À frente

Muitos criticaram Dilma quando ela cogitou “estocar vento”, mas a ex-presidente provou estar à frente do seu tempo. Chineses anunciaram que realizaram o sonho da petista, por meio da compressão do ar.

Comentários

Últimas notícias