opinião

Vacinação no Brasil continua batendo recordes, deixando sem argumentos críticos e a "torcida do vírus"

"Com números superlativos, negacionistas alegam ser baixo o percentual de vacinados. Esquecem que os casos são metade das doses aplicadas". Leia a opinião de Cláudio Humberto

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/04/2021 às 7:56
NE10
Brasil vacinou menos de 10% da população - FOTO: NE10

A vacinação contra covid no Brasil continua batendo recordes, deixando sem argumentos os críticos e a “torcida do vírus”. A maior prova foi dada nos últimos dois dias, quando aplicamos mais de 2 milhões de doses. A meta de vacinar um milhão por dia, estabelecida pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde), batida na quarta (31) e elevada ontem (1º), mostrou o potencial do Plano Nacional de Imunização (PNI), só faltavam as doses. A meta de um milhão de doses foi batida uma semana depois de lançada por Queiroga, que já disse que será possível vacinar 2,4 milhões por dia. Mais importante que um ou dois bons dias é a média móvel de vacinas aplicadas diariamente. Segundo o vacinabrasil.org, passamos de 740 mil. Março foi o mais mortal no Brasil, sem dúvida, mas também foi o mês em que vimos a vacinação disparar. Foram 14,4 milhões de doses aplicadas. Com números superlativos, negacionistas alegam ser baixo o percentual de vacinados. Esquecem que os casos são metade das doses aplicadas.

Dá para conter com lojas abertas

Investir nos protocolos sanitários e não permitir aglomerações é a receita da CNC, a Confederação do Comércio, para conter o vírus sem fechar lojas e empregos. Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto) gosta da fórmula. Ele foi primeiro a adotar isolamento social rígido no início da pandemia, mas esta semana acionou seu talento de advogado bem sucedido para derrubar liminar que obrigava o DF a iniciar novo lockdown na última quinta (1º), que ele decidiu flexibilizar após três semanas. “Já que o povo não para, pelo menos que tenha emprego”, desabafou Ibaneis, rendendo-se aos argumentos contrários a lockdown demorado. Até todos serem vacinados, diz José Roberto Tadros, presidente da CNC, “é preciso garantir a vida e também a sobrevivência dos negócios”. Mais de 75,5 mil lojas fecharam no Brasil, em 2020, e milhares seguem o mesmo caminho este ano. Lojas somem e seus empregos também.

Senado

O Senado aprovou projeto demagógico, com tratamento cosmético para problemas sociais: proíbe “arquitetura hostil” contra moradores de rua, como colocar pedras sob viadutos, em vez de oferecer-lhes a chance de uma vida digna. Ainda vai ter gente propondo decoração sob pontes.

Negócios

O presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória para facilitar abertura de empresas, favorecer o ambiente de negócios e melhorar a posição do Brasil no ranking Doing Business, do Banco Mundial.

Detector

Faltou detector de mentiras na entrevista de Lula à rádio BandNews, ontem. No Dia da Mentira, ele surrupiou a verdade. Com a “convicção” dos condenados com base em muitas provas. No caso dele, 3 mil.

Vacinação

Segundo o presidente da comissão da Covid-19 do Senado, Confúcio Moura (MDB-RO), se forem cumpridos os prazos de entrega das vacinas já compradas pelo governo, 50% da população será vacinada até junho.

Piada

A covid avança, mas governo da Bolívia não conseguiu aplicar mais que 289 mil vacinas, até agora. Bem menos que Alagoas, por exemplo. Em vez de explicar sua incompetência, “fechou a fronteira” com o Brasil.

Mordaça

É de uma violência autoritária sem precedentes a censura do Facebook até à voz de Donald Trump, cancelando conta do filho que a reproduziu. Amanhã será o escritor questionador, o cantor “cancelado” por apoiar ou não apoiar causas, um artista, talvez um jornalista... Um dia será você.

Frase

"É importante para a recuperação econômica”, deputado Helio Lopes, sobre a entrada do Brasil na OCDE, grupo de grandes economias

Comentários

Últimas notícias