OPINIÃO

Em cinco dias, incluindo feriado, o Brasil aplicou exatas 5.276.676 doses de vacina contra a covid-19

O Programa Nacional de Imunizações produziu uma ótima notícia: o Brasil atingiu e manteve, entre segunda e sexta, a meta prometida pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde) de aplicar um milhão de doses contra covid-19 por dia na população. Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 26/04/2021 às 6:38 | Atualizado em 26/04/2021 às 7:06
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Terceira dose da vacina será aplicada a partir de setembro - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Brasil: 1 mi de doses/dia

O Programa Nacional de Imunizações produziu uma ótima notícia: o Brasil atingiu e manteve, entre segunda e sexta, a meta prometida pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde) de aplicar um milhão de doses contra covid-19 por dia na população. Somente Estados Unidos, China e Índia conseguiram chegar a essa marca. Grande produtor de vacinas, o Reino Unido não chegou ao patamar que o Brasil superou semana passada.

Em cinco dias, incluindo feriado, o Brasil aplicou exatas 5.276.676 doses, mais da metade de segundas doses, que deixam a pessoa imunizada. Incluindo-se o fim de semana passado, a média cai abaixo de um milhão, mas por muito pouco. Foram 6.262.138 doses ou 894 mil vacinas por dia.

Nos primeiros 23 dias do mês, incluindo feriados e os finais de semana, o Brasil aplicou 18.333.710 doses. Os dados são do site vacinabrasil.org. Além dos números da vacina, surpreendentes, impressiona o silêncio de grande parte da mídia sobre o número de vacinas aplicadas no Brasil.

TC roda presa dificulta obras

Costuma-se dizer em Brasília que Tribunal de Contas do Distrito Federal é do tipo roda presa. De fato. Levantamento desta coluna verificou que dormita em suas gavetas uma dúzia de projetos para melhorar qualidade de vida, todos com recursos assegurados, como expansão em 3,8km da linha do metrô de Samambaia, 618 casas populares, duplicação de vias, dois viadutos etc. Até um centro odontológico para os pobres não sai do papel porque o tribunal não analisa e nem libera seus editais de licitação.

Órgão auxiliar do Legislativo, cabe ao TCDF analisar editais de licitação antes de serem publicados. Mas conselheiros deixam acumular serviço. Só o DER tem cinco projetos importantes nas gavetas do tribunal. Todos os projetos engavetados estão estimados em R$470 milhões. No governo de Agnelo Queiroz (PT), o SLU (limpeza urbana) teve de ir à Justiça para fazer o TCDF analisar e liberar o edital do aterro sanitário.

Um progresso

As comissões de Trabalho e de Desenvolvimento Econômico da Câmara realizam reunião nesta quarta (28) para debater os projetos que tratam extinção do monopólio de serviços postais e a privatização dos Correios.

Ritmo legislativo

O novo chanceler Carlos França vai se apresentar nesta quarta aos deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Vai expor as prioridades do Itamaraty para o ano de 2021, já quase na metade.

Cura x Morte

Levando em conta todos os óbitos associados à covid desde março do ano passado, a taxa de recuperação no Brasil é de 98,64%, de acordo com a plataforma Worldometer. A taxa de mortalidade é de 1,36%.

Pode apostar

Se em vez de suspender o Censo o governo o mantivesse, todas as manchetes destacariam a "atitude irresponsável" do governo de expor recenseadores e população ao risco de contágio da covid-19.

Verba acertada

Mesmo com recursos cortados pelo rival Paulo Guedes (Economia), o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) confirmou R$72,7 milhões para 42 obras de saneamento básico em 14 Estados e no DF.

Aproveitando...

A CPI da Pandemia pretende extrapolar suas atribuições. Nem sequer foi instalada, mas já há pedido para que a comissão de inquérito tenha acesso a documentos sigilosos obtidos pela CPI Fake News.

Frase

Uma covardia com o povo... um desrespeito, uma desumanidade" - Senador Eduardo Girão, sobre o provável uso político-eleitoral da CPI da Pandemia

 

Comentários

Últimas notícias