OPINIÃO

Enquanto cria dificuldades para imunizantes como Sputnik V e Covaxin, Anvisa passa vergonha com a Pfizer

A Pfizer recebeu registro definitivo mesmo sem documentos, mas outras não têm uso excepcional por "falta de documento" que a lei não exige. A Anvisa alegou a falta do "Certificado de Boas Práticas" para barrar a indiana Covaxin, mas esse documento não é exigido pela legislação. Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 27/04/2021 às 7:03 | Atualizado em 27/04/2021 às 7:11
CHRISTOF STACHE/AFP
Vacina contra a covid-19 da Pfizer. - FOTO: CHRISTOF STACHE/AFP

Anvisa favorece a Pfizer

A agência reguladora Anvisa adotou critérios diferentes para autorizar o uso de vacinas contra covid-19 no Brasil. Enquanto cria dificuldades para imunizantes como a russa Sputnik V e a indiana Covaxin, exigindo até mesmo documentos que a lei não exige, concedeu registro definitivo à vacina norte-americana Pfizer sem receber documentos obrigatórios. Agora, a Pfizer faz a Anvisa passar vergonha, avisando que "não será possível" entregar documentos relativos ao IFA, insumo da vacina.

A Pfizer recebeu registro definitivo mesmo sem documentos, mas outras não têm uso excepcional por "falta de documento" que a lei não exige. A Anvisa alegou a falta do "Certificado de Boas Práticas" para barrar a indiana Covaxin, mas esse documento não é exigido pela legislação. A Anvisa resolveu desafiar Ricardo Lewandowski (STF), que acha a vacina russa boa e que deve ser liberada, em caso de falta de decisão. Lewandowski disse que a vacina russa é boa "até prova em contrário", daí a Anvisa tratou de desqualificar o imunizante usado em 69 países.

Doria encara duas CPIs

No dia em que as atenções estão voltadas para a CPI da covid no Senado, em São Paulo a aflição do governador João Doria não é menor que a do presidente Jair Bolsonaro. É que Doria enfrentará não apenas uma, mas duas CPIs de uma vez, na Assembleia Legislativa. Na Alesp, começam a funcionar nos próximos dias a CPI dos Benefícios Fiscais, sobre Doria aumentar impostos em plena pandemia, e sobretudo a CPI da Dersa, investigação barra pesada de corrupção do PSDB paulista. Estatal de rodovias, a Dersa tem sido apontada em várias investigações como fonte de corrupção em governos do PSDB paulista. Doria terá de enfrentar duas CPIs em um momento de fragilidade política, tanto quanto Bolsonaro no âmbito da CPI da covid. Propostas pelo PT em 2019, as CPI enfrentaram 32 horas de fila de assessores do PSDB impedir sua instalação. Foram adiadas para 2021.

Fechamento

Levantamento nacional do Paraná Pesquisa, divulgado nessa segunda (26), mostra que 55,1% dos brasileiros concordam com o fechamento de igrejas para combater a pandemia. Os que discordam são 41,4%.

Interferência

Ouviram-se sonoras gargalhadas, ontem, no Congresso, com a reação de Renan Calheiros à liminar que o impede de assumira relatoria da CPI da covid. Ele reclamou de "interferência" do Judiciário no Legislativo. Esqueceu rapidamente que a própria CPI foi criada por ordem do STF.

Começo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que a reforma tributária deverá ser votada em partes, para facilitar a tramitação e aprovação. O relatório será apresentado na próxima segunda (3).

À altura

Enrolado na máfia das ambulâncias, que desviou R$ 2 bilhões da compra de remédios superfaturados, e delatado pelo ex-subsecretário de Saúde do Rio noutro esquema de desvios quando foi ministro da Saúde, o senador Humberto Costa é o representante do PT na CPI da covid.

Sem vazio

Bolsonaro tem sido aconselhado a fazer escolhas "mais populistas, como Lula", como apoiar uma nova rodada do auxílio emergencial. "Se ele não fizer, outros vão fazer", avisa um experiente deputado federal.

Problema

Cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, doença associada a 80% dos casos de AVC e 60% de Infarto. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o controle da doença é "insatisfatório" no Brasil.

Frase

Estimulo a todos que se vacinem quando chegar o momento" - Vice-presidente Hamilton Mourão, após receber a segunda dose da vacina CoronaVac

 

Comentários

Últimas notícias