OPINIÃO

Líderes partidários planejam sessão do Congresso para votação de vetos presidenciais

A sessão conjunta da Câmara e do Senado é necessária para destravar a pauta. Leia a opinião de Cláudio Humberto.

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 18/05/2021 às 6:57
PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO
Congresso Nacional - FOTO: PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO

Do congresso

Líderes partidários negociam a realização de sessão do Congresso para a votação, por exemplo, de vetos presidenciais. A sessão conjunta da Câmara e do Senado é necessária para destravar a pauta.

Quer nos fazer pagar

A China tem embaixador em Brasília e o Brasil, embaixador em Pequim, e até chefes de Estado e de governo há 14 meses realizam reuniões por videoconferência, mas a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) decidiu obrigar o pagador de impostos a bancar sua viagem de 16.600 quilômetros para a capital chinesa, a fim de supostamente "negociar" a compra de vacinas. Como se tivesse representatividade e meios para realizar a proeza. A viagem não deve dar resultado, mas o passeio garantirá ótimas fotos. Abreu deve apreciar viagens promovidas pelo parlamento, como quando pegou carona na FAB para ir a evento privado em Orlando, na Flórida. A senadora foi com o então presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a evento da Honda, cuja programação incluía idas a parques de diversões. Viajando em primeira classe, porque, afinal, senadora é "excelência", só a passagem de Kátia Abreu nos custará R$115 mil ida-e-volta.

Brasil deve passar marca de 40 milhões

O Brasil deve superar esta terça marca de 40 milhões de habitantes que receberam ao menos uma dose de vacina contra covid-19. Enquanto isso representa menos de 20% da população brasileira, é uma quantidade de imunizante suficiente para ter vacinado todos os habitantes de Hungria, República Tcheca, Bulgária e Bélgica, que estão entre os países com o maior número de mortes por covid, proporcionalmente à população. Hungria e República Tcheca são 1º e 3º no ranking de mortes por milhão. Se fosse do tamanho do Brasil, a Hungria teria cerca de 650 mil mortes. Podemos também chegar hoje à marca de 20 milhões de imunizados, que receberam duas doses. Suficiente para erradicar a doença no Chile. No total, o Brasil aplicou cerca de 60 milhões de doses em 121 dias de campanha. Em média, foram aplicadas mais de 495 mil doses por dia.

 

Compulsivos

Sindicalistas que não se acanham de defender a preservação de regalias e privilégios no serviço público, agora alegam que reforma administrativa "possibilita" aos governantes a contratação direta "em larga escala", favorecendo o apadrinhamento político etc. Não param de mentir.

Virou uma tara

O Uruguai se tornou, semana passada, o país com o maior número de mortes per capita por Covid, segundo o jornal New York Times. Paraguai, o segundo. Mas a culpa, "aparentemente", diz o jornal, é do Brasil.

Medo vende

Manchetes espalharam que, em Manaus (AM), a taxa de reinfecção "pode chegar a 31%, segundo estudo". Só não fala que a pesquisa usou amostras de só 238 doadores de sangue regulares entre 2020 e 2021.

Histórico

Será leiloado esta semana o icônico prédio da Editora Abril na Marginal Tietê, em São Paulo. Será de R$ 110,5 milhões o lance mínimo para arrematar o imóvel de 51 mil metros quadrados.

Falo, rodou

Daniel Silveira (PSL-RJ) vai ser ouvido no Conselho de Ética da Câmara, nesta terça (18), onde responde a processo por quebra de decoro, após ser preso pelo STF por vídeo onde agride ministros verbalmente.

Frase

"O mundo já está em um apartheid de vacinas" - Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, que reclama e não assume responsabilidade.

 

 

Comentários

Últimas notícias