Opinião

Variou de 85% a 90% o apoio de partidos no Congresso durante votações favoráveis a projetos do governo

Surgiu no imaginário da política uma suposta movimentação de partidos como MDB, PSDB, DEM e Podemos para articular a "terceira via" nas eleições de 2022. Mas as ações seguem em direção contrária. Leia a opinião de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 16/06/2021 às 6:40
MARCOS CORRÊA/PR
Bolsonaro não deseja ser surpreendido por "rebeldia" como a de Luciano Bivar, presidente do PSL, seu antigo partido, com quem romperia - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR

Partidos fechados com o governo

Surgiu no imaginário da política uma suposta movimentação de partidos como MDB, PSDB, DEM e Podemos para articular a "terceira via" nas eleições de 2022. Mas as ações seguem em direção contrária: variou de 85% a 90% o apoio desses e de outros partidos no Congresso durante votações favoráveis a projetos do governo, como o Marco Legal do Saneamento Básico ou a privatização da Eletrobras, mais recentemente. No auge da primeira onda, o Senado aprovou o marco do saneamento básico com 89,7% de apoio dos partidos da suposta "terceira via". Há duas semanas, a Câmara aprovou a redação final da MP que cria condições para privatizar a Eletrobras, com apoio de 84,8% da "3ª via". O PV estaria entre os que buscam alternativa a Bolsonaro e a Lula, mas os seus 4 deputados votaram 100% contra a MP da Eletrobras.

TCU avalia compra no MJ

Auditores pediram ao ministro Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas medida cautelar para suspender licitação do Ministério da Justiça da compra do sistema israelense Pegasus, que possibilitaria grampear telefones. Órgãos do Ministério Público federal e estaduais e polícias Federal, Civis e Militares utilizam equipamentos semelhantes. Os auditores estranham a demora de Dantas e o pressionam a requisitar informações ao governo sobre a pretendida utilização do sistema. O ministro Bruno Dantas avalia se determina a medida cautelar ou se, antes, requisita informações para tomar sua decisão. As informações devem ser solicitadas a Anderson Torres (Justiça) e Augusto Heleno (GSI) e ao diretor da Abin, Alexandre Ramagem. Na denúncia, os auditores se valem de notícias de jornais e sites sobre o suposto interesse do vereador Carlos Bolsonaro nesse sistema. Os auditores alegam que as autoridades da área de inteligência do governo não foram ouvidas formalmente sobre a compra do Pegasus.

 

Gelo seco

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmou na CPI, sem apresentar provas ou evidências, que, não fossem os governadores e outros "atores" (da Globo?), o Brasil já teria "mais de 2 milhões de mortos" por covid.

Aqui, não

Expulso do DEM, o deputado Rodrigo Maia (RJ) foi convidado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, a se
filiar ao PSD. Mas líderes do partido torcem para que ele corra para o abraço com João Doria (PSDB).

Foi outro

Boneco de judas do dia, na CPI, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo disse que
respiradores foram comprados em loja de vinhos, em abril de 2020, na gestão do antecessor Rodrigo Tobias.

Frase

Ainda não temos 5G no Brasil" - Ministro Fábio Faria (Comunicações) informa que pediu que operadoras
retirem o símbolo '5G' que já aparece em alguns celulares.

Século XXI

A busca por vacinas criou enxurrada de fraudes com atestados médicos, sejam de maus médicos ou de
estelionatários. O ponto é que, em vez de focar na vacina, o gestor gasta tempo checando carimbos e
assinaturas.

Fiel da balança

O senador Nelsinho Trad informou que a bancada do seu partido, o PSD, a maior da Casa, se reuniu para
discutir a MP da privatização da Eletrobras, que está na pauta do Senado nesta quarta-feira.

Vacina

O Brasil atinge a marca de 110 milhões de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde aos
governos estaduais. No total, já foram aplicadas mais de 81,1 milhões dessas doses país afora.

Comentários

Últimas notícias