OPINIÃO

Ministro das Relações Exteriores encara, em Paris, maratona de reuniões e negociações

"A visita aqui é multilateral, meu foco são os contatos no âmbito da OCDE e OMC", explicou. Leia os destaques de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cláudio Humberto
Publicado em 06/10/2021 às 6:34
Notícia
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos França - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Maratona na OCDE

O embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores encarou outra vez, agora em Paris, uma maratona de reuniões na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico (OCDE), onde o Brasil negocia seu ingresso. "A visita aqui é multilateral, meu foco são os contatos no âmbito da OCDE e OMC", explicou. Mas foi recebido em almoço, com todas as honras, por Jean Pierre Clemadieu, CEO global da Engie, gigante do setor de energia renovável. Não havia previsão de reuniões bilaterais e Carlos França não pôde encontrar colegas como o francês Le Drian, mas "teria sido excelente". Nessa terça, quando falou ao Diário do Poder, o chanceler brasileiro acabava de sair, às 23h48, de uma "mini-reunião ministerial" na OMC. Nesta quarta-feira, o ministro manterá o ritmo intenso de reuniões de trabalho até as 20h, hora local, quando então retornará ao Brasil.

Biden supera média de mortos

O governo de Joe Biden nos Estados Unidos começou mais de um mês depois do início da vacinação, mas a média de mortes por covid já está em 1.156, segundo a plataforma Worldometer, que monitora a pandemia pelo mundo. O número é 10% maior que a média do governo Bolsonaro (1.052), que começou a vacinar depois, e pouco menor que a de Donald Trump (1.303), cuja desburocratização acelerou o desenvolvimento das vacinas e possibilitou a reação mundial à covid-19 em tempo recorde. Biden tomou posse há 259 dias e já acumula 299,4 mil mortes. Trump teve 424.791 mortes em 326 dias e Bolsonaro 598,8 mil em 569 dias. Na Índia, com 1,4 bilhão de habitantes, o premier Narendra Modi conta 450 mil mortes em 573 dias, uma média diária de 786 vidas perdidas. Vladimir Putin tem média de 374 vidas perdidas por dia, enquanto Boris Johnson acumula 237 e Emmanuel Macron 199 em países bem menores.

Solitária

Virou gozação nas redes a foto de uma única manifestante contra Bolsonaro no Canadá, um dos países com maior concentração de brasileiros lá fora. Diz ser militante-chique do Partido da Causa Operária.

Juntar

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), defendeu, no Bandnews TV, que o Brasil realize uma reforma tributária que corte impostos e não apenas para "aglutinar" como a proposta atual.

Sem surpresa

O Instagram, empresa do Facebook que passou horas fora do ar na segunda, completa 11 anos hoje (6). A rede, segundo estudo revelado pelo Wall Street Journal, prejudica a saúde mental de adolescentes há 11 anos.

Questão de ótica

Simulações de 2º turno na pesquisa Ipespe indica que João Doria (PSDB), o gaúcho Eduardo Leite (PSDB), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) venceriam Bolsonaro. Mas ninguém ganharia a eleição no 1º turno.

Diesel R$ 5

Novo levantamento TicketLog em 21 mil postos de combustíveis do país revelou nova alta no preço médio do diesel no mês de setembro. A alta de 1,97% levou o tipo S-10, menos poluente, a custar R$ 4,98 na bomba.

Temporada

Dia das Crianças, Black Friday e Natal devem puxar as contratações, ao menos as temporárias, neste último trimestre e reduzir o desemprego. Segundo a Alshop, a previsão é de pelo menos 80 mil só em São Paulo.

Frase

"Independente, que mostre fatos ignorados por essa CPI" - Eduardo Girão (Pode-CE) define o relatório alternativo que apresentará na CPI, com as falcatruas de governos estaduais e municipais com os bilhões do combate à pandemia.

Comentários

Últimas notícias