COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO

Bolsonaro com mais votos na pesquisa espontânea do que na estimulada

Pesquisa divulgada nessa sexta (14) pelo Ipespe contém números que arrancaram expressões de incredulidade de analistas experientes nesse tipo de levantamento. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com maior intenção de votos na pesquisa espontânea (25%) do que na estimulada (24%)

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 15/01/2022 às 7:00 | Atualizado em 22/01/2022 às 4:09
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
Presidente Jair Bolsonaro (PL) - FOTO: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

Pesquisa divulgada nessa sexta (14) pelo Ipespe contém números que arrancaram expressões de incredulidade de analistas experientes nesse tipo de levantamento. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com maior intenção de votos na pesquisa espontânea (25%) do que na estimulada (24%). Isso causou estranheza porque, na espontânea, os percentuais são até cinco vezes menores que os números da estimulada, quando o eleitor é confrontado com a lista de candidatos. Para Antonio Lavareda, dono do Ipespe, isso apenas mostra o quanto é consolidada a preferência de um quarto do eleitorado por Bolsonaro. Outro dado intrigante, no Ipespe, é quanto ao percentual de indecisos a 9 meses da eleição: somente 5% a 7%, a depender do cenário. Lavareda destaca que a pesquisa espontânea é a mais próxima da realidade. Ali, Lula tem 35%, Bolsonaro 25% e são 25% os indecisos. O Ipespe entrevistou mil pessoas por telefone entre 10 e 12 deste mês. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-09080/2022.

 Distribuidora: povo paga 'prejuízo'

As distribuidoras de energia criaram o primeiro negócio do mundo de risco zero, em que supostos prejuízos são pagos pelos clientes. Foi o que demonstrou, nessa sexta (14), o decreto em que o presidente Jair Bolsonaro regulamenta sua medida provisória 1078, de dezembro, condenando consumidores, residenciais e comerciais, a pagar empréstimos de R$ 15 bilhões a serem contraídos pelas espertas distribuidoras, à custa de reajustes obscenos na conta de luz, em 2022. O governo autorizou as distribuidoras a transferir para a conta de luz os supostos "prejuízos", apesar da bandeira vermelha P2 que pagamos. As empresas alegam que a bandeira vermelha P2, a mais escorchante da história, "não foi suficiente" para pagar os custos da atividade. E mentem, atribuindo o problema à "escassez hídrica". A conta é cara porque o consumidor ainda paga os empréstimos malandros de 2020.

Mão dupla

A nova concessão da via Dutra, uma das mais importantes do País, terá investimento de R$ 14,8 bilhões e criará 220 mil empregos, além da de uma redução de 35% na tarifa. "É por isso que quebramos martelo por aí", disse o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura).

Corporativismo

O corporativismo está entre as desgraças do Pais. Dirigentes de uma associação de medicina diagnóstica criticam o "autoteste" de covid. É que a prioridade não é testar e sim preservar a reserva de mercado.

Sem atenção

Ex-governador, ex-senador e ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho não parece estar mais em busca de holofotes e segue em sua "campanha" para vaga de deputado federal pelo Rio Grande do Norte.

Na vitrine

Uma livraria Leitura, em Maceió (AL), tem funcionários isentões e bem-humorados: a biografia do ex-presidiário Lula está na porta de entrada, bem ao lado do livro de Sergio Moro, contra a corrupção petista.

Bom sinal

A venda de cimento no Brasil subiu 6,6% no ano passado, atingindo 64,7 milhões de toneladas. A alta é bom sinal e indica demanda em alta na construção civil, um dos grandes motores da economia brasileira.

Moderna

Parceria entre a Marinha e a Indústrias Nucleares Brasil produziu pastilhas de combustível nuclear que produzem energia equivalente a três barris de petróleo. Vão abastecer Angra e outros projetos.

Frase

"Os paulistas merecem alguém melhor" - Ministro Marcelo Queiroga (Saúde) sobre João Doria usando vacinas como palanque.

Comentários

Últimas notícias