Coluna Cláudio Humberto

Indecisos representam quase metade do eleitorado brasileiro, de acordo com pesquisas espontâneas

Estudo realizado pela Neocortex Data Experts analisou as pesquisas eleitorais para presidente realizadas desde 2019 pelos institutos Atlas, Datafolha, FSB, PoderData, IPEC, Paraná Pesquisas e Quaest

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 18/03/2022 às 9:05
BERG ALVES/TV JORNAL
ESCLARECIMENTO Órgão de fiscalização quer saber o que os militares farão com os dados - FOTO: BERG ALVES/TV JORNAL

O grupo de eleitores indecisos representa quase a metade do eleitorado (45%) brasileiro, nas pesquisas espontâneas, segundo estudo realizado pela Neocortex Data Experts, que analisou as pesquisas eleitorais para presidente realizadas desde 2019 pelos institutos Atlas, Datafolha, FSB, PoderData, IPEC, Paraná Pesquisas e Quaest. Lula (PT) tem em média 26% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro (PL) aparece com 19%. Na média das espontâneas, Sergio Moro (Podemos) tem com 3%, Ciro Gomes (PDT) 2% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 1%. Na média de cenários, em pesquisas estimuladas, Lula soma 40%, Bolsonaro 29%, Moro 9%, Ciro 7% e Doria 4%. No cenário estimulado, indecisos despencam para 5%, em média, desde 2019, em improvável cristalização de votos tanto tempo antes da eleição. Brancos e nulos representam mais de 6% dos votos, segundo a média das pesquisas espontâneas. Na média estimulada, variam para 8%.

Senado é a prioridade de Bolsonaro

A ministra Tereza Cristina (Agricultura) era a favorita no Planalto para ser a vice de Jair Bolsonaro, em outubro. Todos a queriam, exceto o presidente. Ele não dá a menor importância a vice, por isso pediu
que a ministra garanta a vaga de senadora pelo Mato Grosso do Sul, seu estado. Para ele, prioritária é a eleição de senadores, até para se livrar da má sorte com figuras como Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco que, eleitos graças à sua ajuda, acabaram se bandeando para a oposição. Bolsonaro se mostra muito seguro quando avalia como "favas contadas" que seu campo político elegerá grande bancada de deputados federais. A maioria dos onze ministros deixa seus cargos para tentar o Senado, como Damares Alves (Família), candidata a senadora no Amapá. Braga Netto é parceiro e homem de confiança. Sai da Defesa para ser vice, mas ciente de que Bolsonaro poderá ser obrigado a mudar de ideia.

Vigarice

Na distribuição de energia privatizada, a receita monumental fica com novos controladores das empresas, e seus supostos "prejuízos" são pagos pelo cidadão. É o capitalismo de compadrio, vigente no Brasil.

Férias coletivas

O economista Raul Veloso achou um absurdo, em tempo de guerra, o Banco Central aplicar aumento cavalar na taxa básica de juros na economia. Para ele, é necessário "dar férias coletivas" à diretoria do BC.

Tirando o corpo

Os Estados Unidos têm feito duras críticas à guerra na Ucrânia, com a imposição de sanções econômicas
à Rússia, mas confirmaram ontem que não estão preparados para receber refugiados do conflito.

Outra empresa

Depois de amargar o aparelhamento com sanguessugas ao longo de anos e vários prejuízos bilionários, os Correios deram a volta por cima e chegam ao terceiro ano seguido de lucro: R 3,7 bilhões em 2021.

Na briga

O Republicanos governa Santa Catarina e Tocantins, com ambos os governadores aptos à reeleição. E
disputará a Bahia com o ministro João Roma (Cidadania), e o Espírito Santo com Erick Musso.

Efeito cascata

O preço médio do diesel na bomba disparou 15% com o último reajuste da Petrobras na refinaria, diz a
TicketLog. O litro do diesel comum é o campeão e subiu 19,2% em um mês, passando de R$ 6,043 a R$ 6,977.

Frase

Estão fraudando a democracia representativa e o voto popular" - Desembargador Fernando Carioni (TRE-SC) denuncia juízes que "usurpam" funções de eleitos

Comentários

Últimas notícias