COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO

Paulo Câmara x Bolsonaro: veja quem é o mais rejeitado em Pernambuco

Coluna Cláudio Humberto traz dados de pesquisa realizada pelo Instituto Potencial Inteligência sobre o governador Paulo Câmara e o presidente Jair Bolsonaro

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 30/06/2022 às 1:12
Hélia Scheppa/SEI e Marcos Corrêa/PR
Paulo Câmara e Jair Bolsonaro - FOTO: Hélia Scheppa/SEI e Marcos Corrêa/PR

O pré-candidato ao governo de Pernambuco Danilo Cabral (PSB) deve manter distância do correligionário e atual governador Paulo Câmara caso queira melhorar suas chances na eleição de outubro. Pesquisa realizada pelo Instituto Potencial Inteligência revela que Câmara é mais mal avaliado pelos pernambucanos que Jair Bolsonaro: 64,8% desaprovam governador, enquanto 61,7% desaprovam o presidente.

Segundo a pesquisa, 31,7% dos pernambucanos aprovam o governo Bolsonaro e apenas 25,8% gostam da gestão de Paulo Câmara. De acordo com a Potencial, 6,6% dos eleitores de Pernambuco ficam em cima do muro, na hora de avaliar Bolsonaro e 9,8% no caso de Câmara.

Após 16 anos de PSB no poder, o Estado bateu recorde de pobreza: 44% da população, diz Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). Assinada pelo estatístico e cientista político Zeca Martins, a pesquisa entrevistou 1.202 eleitores e foi registrada no TSE sob nº BR-08372/22.

Segurança

Depois que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública confirmou queda nos homicídios no Brasil, o ministro Fábio Faria comemorou lembrando que "é o menor registrado desde 2011, quando inicia a série histórica".

Frase

"Tenho certeza que mais uma vez a verdade irá nos libertar"

Saída de eventual substituto

O ministro da Economia, Paulo Guedes, "gargalhou para dentro", como se diz em política, com o vazamento de denúncia de assédio contra o presidente da Caixa. E anunciou a substituta antes de o presidente Jair Bolsonaro bater o martelo. Isso até deu sobrevida a Pedro Guimarães no cargo, um dos mais leais auxiliares do presidente. Incomodavam Guedes as frequentes referências a Guimarães como seu eventual substituto. Pedro Guimarães não resistiu à repercussão das denúncias, que se arrastou por toda a quarta-feira, até o desfecho do pedido de demissão. Jair Bolsonaro tem grande estima por Guimarães, e ficou devastado. Mas fez ver ao ex-auxiliar que sua permanência no cargo estava inviabilizada. Está por ser explicado o fato de as investigações, em curso há anos, não terem produzido denúncia formal à Justiça contra o acusado de assédio.

Downgrade

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo, que pegou no pé de Sergio Moro, irá questionar o domicílio eleitoral da ex-ministra Marina Silva, que diz ter aceitado "convite" do Rede, partido que fundou, para ser candidata a deputada federal em São Paulo? Se é para esperar, só sentados.

Tudo ok

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, foi assaltado em Brasília por um drogado que o ameaçou com faca para roubar-lhe o celular. Na lógica de Lula, está tudo bem, pois o viciado queria tomar uma cerveja.

Missão difícil

O deputado José Medeiros (Pode-MT) reconheceu que o presidente Bolsonaro tem dificuldades para governar desde que assumiu. "Alguns ministros do Supremo fazendo tabela com a oposição... surreal", disse.

Sem firmeza

Há articuladores certos de que o ex-vice-governador Márcio França (PSB) vai desistir de sua candidatura ao governo para apoiar o petista Fernando Haddad. No próprio PT de São Paulo há quem duvide muito.

Cenário incerto

Armando Monteiro lidera disputa para o Senado por Pernambuco, mas o cenário está longe de ser definitivo. Segundo a Potencial Inteligência, quase metade dos votos é de eleitores indecisos, brancos ou nulos.

Comentários

Últimas notícias