COLUNA DE CLÁUDIO HUMBERTO

Cláudio Humberto: Agregador semanal confirma Bolsonaro líder em SP

Confira os destaques da coluna de Cláudio Humberto

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 06/08/2022 às 6:00
MARCOS CORRÊA/PR
Presidente Jair Bolsonaro (PL) - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR
Leitura:

Estudo que agrega as pesquisas eleitorais estaduais para presidente realizado pela Potencial Inteligência para o Diário do Poder aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou o candidato do PT, Lula, em São Paulo pela primeira vez desde o início do acompanhamento, há sete semanas. Candidato à reeleição, Bolsonaro tem 40,1% contra 36,2% de Lula, segundo o Paraná Pesquisa desta semana em São Paulo. Na região Sudeste o petista ainda lidera, mas a diferença entre os candidatos diminuiu e é a menor desde o início do estudo: 39% a 36,3%. No Goiás o movimento foi inverso e a média semanal aponta liderança de Lula no estado, mas Bolsonaro ainda lidera no Centro-Oeste. No Nordeste, Lula perdeu dois pontos e Bolsonaro cresceu 1,6%: 53,4% a 25,8%. No Centro Oeste, o presidente lidera 38,2% a 36,3%. A análise da Potencial considera uma base total de mais de 37 mil entrevistas realizadas em cerca de mil municípios até a última sexta (5).

Último autógrafo de Jô

Aquele que pode ter sido o último autografo do humorista Jô Soares, em 24 de julho passado, foi dedicado in memoriam ao ex-vice-presidente Aureliano Chaves. A foto foi para o museu do político mineiro em Itajubá (MG), cidade onde fez faculdade. Quando vice, Aureliano fez declaração corajosa, contrariando o presidente João Figueiredo, e inspirou um dos personagens de Jô, com o bordão "Vice não é nada. Tirando Aureliano, que fala, o resto, ó!..." Na foto autografada, Jô encarna o personagem.

Missão cara-de-pau

A comissão da Câmara que vai à Copa faz lembrar que, em 2011, a Assembleia Legislativa gaúcha enviou comitiva para visitar a África do Sul, sede em 2010, de olho na preparação para a Copa no Brasil.

Campanha

O STF continua um parceiraço do Rede, partido de dois deputados que sempre consegue o que deseja. Nesta sexta, a ministra Cármen Lúcia deu prazo de cinco dias para Bolsonaro explicar alegações sobre algo que nem sequer ocorreu: a festa de Sete de Setembro em Copacabana.

Diferentes e parecidos

A opção de Ciro Gomes por "chapa pura" do PDT a presidente com Ana Paula Matos faz lembrar 2018. Mas há quatro anos a vice era a senadora Kátia Abreu, aquela que surrupiou pasta para impedir posse no Senado.

Tema proibido

Candidato a governador, Anderson Ferreira (PL) não se espantou com os xingamentos contra Bolsonaro na convenção do PSB de Pernambuco, com palavrões. E ironizou: "Chamaram o presidente de tudo, menos de ladrão". Ele diz que ladroagem é tema proibido em eventos pró-Lula.

Parecidos e diferentes

O vai-e-volta do PT do Rio de Janeiro com a candidatura de Marcelo Freixo (PSB) lembra muito o caso do ex-futuro-pré-candidato Reguffe, no Distrito Federal. A diferença é que o União Brasil do DF não cedeu.

Poder absoluto

A decisão do ministro Ricardo Lewandowski de devolver ao lulista Eurípedes Júnior o comando do Pros determina que o TSE tem poder para decidir sobre assuntos internos de partidos políticos. Tempos muito estranhos, como sempre afirma o ministro aposentado Marco Aurélio.

Preocupar pode

Levantamento do instituto Rasmussen nos EUA, divulgado dia 3, aponta que a "integridade eleitoral" é a sexta maior preocupação entre eleitores americanos. Impressionantes de 83% se dizem apreensivos com o tema.

 

Comentários

Últimas notícias