POLÍTICA

Eleições 2022: Nenhuma pesquisa eleitoral acertou em 2018

A vitória do presidente Jair Bolsonaro com 46,03% dos votos totais não passou perto de ser registrada pelos diversos especialistas até mesmo no dia antes da eleição

Cláudio Humberto
Cadastrado por
Cláudio Humberto
Publicado em 08/08/2022 às 0:05 | Atualizado em 08/08/2022 às 8:16
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Jair Bolsonaro, presidente da República - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Nem um único levantamento eleitoral conseguiu prever o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018.

O Ibope, por exemplo, divulgado na noite de 6 de outubro, véspera da eleição, errou por dez pontos: apontava Bolsonaro com 36% dos votos. O Ibope acabou fechando as portas meses depois.

Todas as 97 pesquisas sobre o primeiro turno da eleição de 2018 erraram o resultado da eleição. Alegaram "retrato do momento", claro.

O Datafolha também divulgou pesquisa com 19 mil eleitores na véspera em 2018. Errou a votação do vencedor de Bolsonaro por dez pontos.

Na pesquisa XP/Ipespe de 10 de agosto de 2018, Bolsonaro tinha 19% contra Lula ou 23% contra Fernando Haddad. Entrou para o anedotário. O levantamento que chegou mais próximo do resultado de Bolsonaro nas urnas foi do instituto Veritá: 41,5%. Mas cravou Haddad com 19%.

Média semanal aponta Lula com 41,5% a 34,6%

Após novos levantamentos eleitorais estaduais divulgados na última semana, o petista Lula soma 41,5% das intenções de votos, contra 34,6% do presidente Jair Bolsonaro (PL). É a menor diferença entre os dois principais candidatos a presidente desde o início do estudo, há sete semanas. Lula perdeu 2,6 pontos e Bolsonaro ganhou outros dois pontos na média ponderada da Potencial Inteligência realizada para o Diário do Poder, consolidando números de 25 pesquisas estaduais.

Ciro encolhe

O candidato do PDT Ciro Gomes teve o pior resultado desde o início da a Análise Potencial de Intenção de Voto (Apiv): 6,3%.

Tebet no Z4

A senadora Simone Tebet, candidata do MDB, continua no último lugar, na média, e também está no menor nível desde junho: 1,4%.

Dados

A análise da Potencial considera base total de 37 mil entrevistas realizadas em cerca de mil municípios até a última sexta (5).

Mais que previsível

Ministro de Temer e presidente do Banco Central nos oito anos de Lula, Henrique Meirelles disse que vota no PT no segundo turno contra Bolsonaro, que o derrotou nas presidenciais passadas: 46% a 1,2%.

Falta pouquíssimo

A partir desta segunda-feira (8) faltam 55 dias para a votação no primeiro turno da eleição 2022. Faltam também apenas sete dias para o início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio.

Mais da metade

Após os novos números da Justiça Eleitoral ficou clara a prioridade dos candidatos a presidente: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul somam 53,7% do eleitorado brasileiro.

Comentários

Últimas notícias