Companhia brasileira e espanhola vão ampliar participação na América Latina Foto: JC Imagem
O
aplicativo Uber ganhou um
concorrente de peso com a parceria firmada entre os aplicativos de transporte privado Cabify e Easy – antiga Easy Táxi. Antes rivais, a companhia espanhola e a brasileira decidiram unir esforços para a ampliar a participação das plataformas na América Latina e enfrentar a concorrência do Uber e 99 Taxis.
O novo passo na briga pelo mercado de mobilidade urbana começou a ser dado no fim de 2016, de acordo com informações veiculadas pela agência de notícias Bloomberg. A fusão ocorre em um momento de disputa intensa entre as plataformas de transporte privado no Brasil.
Além das recorrentes promoções oferecidas pelas companhias e investimentos feitos no setor,
o Uber passa por uma reestruturação global,
com a troca do presidente da empresa e a 99 recebeu um aporte de US$ 200 milhões de empresas como a Didi Chuxing, o Uber chinês e a japonesa Softbank.
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Holding
Segundo comunicado enviado pelas empresas, ambas as partes assinaram um acordo de aliança. Como parte dessa aliança, a Cabify e a Easy continuarão a oferecer produtos que se complementam e seguem operando cada uma sob sua atual estratégia e equipes de gestão separadas. A holding afirma que levantou US$ 100 milhões como parte de uma rodada de investimento que será concluída nos próximos meses. A Cabify já levantou US$ 243 milhões desde sua fundação, em dezembro de 2011.
“Assim como na indústria automotiva, onde você tem Hyundai e Kia, Nissan, Renault e Mitsubishi com alianças estratégicas, mas operando diferentes negócios, esta é a nossa visão atual para a aliança da Easy com a Cabify. Percebemos que nossas visões de melhorar a mobilidade nos mercados onde operamos são muito semelhantes e, por meio dessa aliança, estamos ansiosos para continuar a tornar essa visão realidade em todos os nossos mercados”, declarou Juan de Antonio, CEO do grupo. Em abril, a plataforma anunciou que investiria US$ 200 milhões no Brasil.
Hoje, a Cabify opera em cerca de doze países, incluindo Espanha, Portugal e vários na América Latina. A empresa é avaliada em US$ 1 bilhão – a Uber atualmente vale entre US$ 62,5 bilhões e US$ 64,6 bilhões.
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Já a Easy levantou US$ 77 milhões em sua história – a última rodada foi em fevereiro de 2016. Criada em 2011, com foco em táxis, a empresa perdeu espaço com a chegada do modelo do Uber e do Cabify. Entretanto, a criação da holding coloca as duas startups no mesmo nível de competição das outras plataformas do segmento.
O grupo formado será liderado por Juan de Antonio. As operações da Cabify global passam a ser lideradas por Ricardo Weder. Não haverá mudanças na estrutura de liderança da Easy.
“Easy apresentou recentemente o seu melhor trimestre da história e, agora, com esta aliança estratégica, acreditamos que estaremos em uma posição ainda melhor para continuar atraindo talentos, investimentos e crescendo nosso negócio”, acrescentou Dennis Wang, co-fundador da Easy.
A Bloomberg revelou ainda que a Cabify tem ambições maiores, e está em busca de investimentos para conseguir ampliar sua atuação nos países em que já trabalha. Para concretizar essa movimentação, são necessários, pelo menos, US$ 300 milhões.
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