PROCONS

Procons irão realizar ações especiais pelas comemorações do Dia Mundial do Consumidor

Mutirão de negociação de dívidas, emissão de documentos e fiscalizações farão parte da programação dos Procons estadual, do Recife e de Jaboatão

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 12/03/2020 às 22:14
Foto: Matheus Britto/Prefeitura do Jaboatão/Divulgação
Dia Mundial do Consumidor acontece no próximo domingo e marca um momento de reflexão sobre as relações de consumo - FOTO: Foto: Matheus Britto/Prefeitura do Jaboatão/Divulgação

No próximo domingo (15), é comemorado em todo o mundo o Dia do Consumidor. Para celebrar a data, os órgãos de defesa estão com uma programação especial de serviços. Hoje (13), o Procon estadual vai promover um mutirão para renegociação de dívidas exclusivamente com a Compesa. A população também vai poder tirar a segunda via de documentos como carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito. O atendimento será limitado a cem fichas para emissão de carteiras de identidades e cem fichas para a emissão das certidões.

O Procon-PE ainda vai divulgar o nome das empresas com maior número de reclamações no seu ranking anual. A programação especial de atendimento acontece das 8h às 14h, na sede do Procon, localizada na Rua Floriano Peixoto 141, bairro de São José, no Recife. Das 8h às 17h, o órgão funciona normalmente, com os setores de audiências de relação de consumo, núcleo de apoio aos superendividados e setor de cálculos.

PROCONS

“O Procon Pernambuco vem mudando o comportamento dos consumidores e, principalmente, das empresas, que têm cada vez mais respeitado o Código de Defesa do Consumidor, seja por espontânea vontade, seja pela força de atuação e fiscalização do órgão” afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

O Procon Recife, ligado à prefeitura, está fechando detalhes de sua programação, que acontece durante toda a próxima semana. Haverá ações de atendimento e orientação ao consumidor no Metrô, na segunda-feira (16), Praça da Jaqueira (17), em um shopping da cidade, ainda a definir, na quarta (18), e no 2° Jardim de Boa Viagem na sexta (20). Além disso, o Procon Recife promete um dia especial de fiscalização, mas não revelou o local, para a divulgação não interferir na ação dos ficais.A sede do Procon Recife fica na Rua Carlos Porto Carrero, 156, Boa Vista. Há ainda dois postos avançados, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.

JABOATÃO

Já o Procon de Jaboatão dos Guararapes vai comemorar o Dia Mundial do Consumidor a partir da próxima segunda-feira (16), seguindo até a sexta (20). Nos dias 16, 17 e 18, no horário das 7h30 às 9h30, haverá panfletagem e orientação aos consumidores que transitam nas proximidades das estações de metrô de Prazeres, Cavaleiro e Jaboatão Centro sobre os direitos básicos e consumo sustentável.

Nos dias 19 e 20, a mesma ação acontecerá no Shopping Guararapes. Além do pessoal do Procon, agentes da Vigilância Sanitária Municipal também participarão das atividades. Durante a semana, o órgão municipal terá em seu site oficial textos sobre a importância dos serviços públicos de proteção ao consumidor, com o objetivo de educar a população como ter mais efetividade na busca por respeito e justiça nas relações de consumo.

Comentários

Últimas notícias