ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Como anda sua saúde financeira? Faça o teste e descubra

Avaliação criada pelo Banco Central e Federação Brasileira de Bancos ajuda a fazer um diagnóstico e aponta caminhos para conquistar o equilíbrio financeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 19/07/2021 às 18:30 | Atualizado em 20/07/2021 às 14:20
Notícia
X

Ter pleno conhecimento sobre sua atual situação financeira é o principal instrumento para poder planejar um futuro mais confortável financeiramente e sem muitas surpresas. Mas, quantos brasileiros sabem diagnosticar como anda seu orçamento doméstico? A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, desenvolveu o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB/Febraban), uma ferramenta que permite ao brasileiro mensurar sua saúde financeira ao longo do tempo, compará-la com a média brasileira e identificar os pontos fracos que podem ser corrigidos com iniciativas de educação financeira. 

TESTE

Depois de responder a 15 questões relacionadas à saúde financeira, o índice é calculado em uma escala que vai de 0 a 100 pontos. De acordo com a pontuação, a ferramenta indica o nível de saúde financeira do usuário entre sete faixas: “ótima”, “muito boa”, “boa”, “ok”, “baixa”, “muito baixa” e “ruim”. “Com o Índice, o cidadão poderá acompanhar a evolução de sua saúde financeira e avaliar pontos de possível melhoria na gestão de suas finanças”, explica Luis Mansur, chefe de Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central (Depef). O teste para avaliação do índice é gratuito e não é necessário se identificar para responder as perguntas. A avaliação pode ser feita por qualquer cidadão. Confira aqui.

A construção do indicador envolveu uma série de etapas, desde a avaliação de protocolos internacionais sobre o tema até a realização de uma pesquisa de grande escala para coletar dados e construir o modelo do I-SFB. “Foram entrevistados mais de 5.200 indivíduos, retratando todas as classes econômicas, faixas etárias e regiões do país”, afirma Marcelo Angulo, chefe de divisão no Depef.

De acordo com a pesquisa realizada, a média do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro é de 57 pontos, o que representa uma vida financeira equilibrada, mas com pouca margem para erros. No total, 48,3% estão abaixo da faixa média e 41,6% estão acima.

Tags

Autor