ESTELIONATO

Recebeu mensagem da Receita Federal por SMS pedindo para regularizar o CPF? É golpe. Veja como se prevenir

Mensagem enviada para os celulares pelos criminosos tem como objetivo capturar dados arquivados no aparelho dos cidadãos

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 14/09/2021 às 17:12 | Atualizado em 14/09/2021 às 17:13
Notícia
X

A Receita Federal alerta para uma nova tentativa de golpe com objetivo de extrair dados pessoais, bancários e fiscais das pessoas que está sendo realizada por SMS, e não somente por e-mail, como tem sido mais comum.

O cidadão recebe uma mensagem, em seu celular, mandando regularizar o CPF. Nesse SMS, há um link indicado como meio para efetuar a regularização solicitada. A Receita Federal, no entanto, informa que o endereço informado não tem nenhuma relação com o órgão.

OFICIAL

A orientação da Receita Federal é que, caso receba esse tipo de SMS, a pessoa jamais clique no link indicado, e faça no próprio aparelho o bloqueio do número do celular que enviou a mensagem para não receber outros golpes semelhantes.

Caso a pessoa queira saber a situação real do seu CPF deve consultar a página da Receita Federal na internet. No site do órgão, o cidadão pode acessar o banner “Meu CPF”, onde encontrará a orientação completa sobre os serviços de CPF como inscrição, consulta, atualização de dados cadastrais entre outros. Para isso o cidadão deve acessar o site www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf.

REGULARIZAÇÃO

Caso o Cadastro de Pessoa Física esteja realmente como pendente de regularização, pode significar a falta de entrega da declaração do Imposto de Renda. Se este for o caso, é importante que o cidadão acesse o sistema e-CAC da Receita, gerando um código de acesso e cadastrando uma senha, com a utilização dos números dos recibos de suas declarações anteriores de imposto de renda. 

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente. Não há idade mínima para a inscrição (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos) e é permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior.

Tags

Autor