MERCADO

Vendas de veículos novos caíram 39,7% em janeiro em comparação com o mês de dezembro

Foi o pior mês de janeiro em 17 anos segundo a agência Autoinforme, especializada no mercado automotivo

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 01/02/2022 às 19:23
Notícia
X

Segundo a agência de notícias Autoinforme, especializada no mercado automotivo, no fechamento do balanço de vendas de janeiro deste ano, foram emplacados 116,6 mil automóveis e comerciais leves no Brasil, representando uma queda de 28,3% sobre janeiro de 2021. Em comparação com o último mês de dezembro a queda nas vendas foi ainda mais expressiva: 39,7%, segundo apurou a Autoinforme.

Ainda segundo a agência, a indústria automotiva teve assim o pior janeiro em vendas dos últimos 17 anos, perdendo apenas para janeiro de 2005, quando o mercado nacional emplacou 99,5 mil veículos. A média diária de vendas foi de 5,5 mil emplacamentos, uma retração de 32% na comparação com o resultado de um ano atrás.

CONJUNTURA

Para a Autoinforme, o início do ano fraco em vendas foi o resultado de uma conjuntura formada por falta de veículos novos para pronta entrega por conta da crise global de fornecimento de semicondutores, a queda de renda da população, o avanço da variante Ômicron da Covid-10, a desvalorização do Real em relação ao dólar, e o aumento expressivo no preço dos carros. Hoje o modelo mais barato à venda no Brasil custa cerca de R$ 60 mil.

Segundo o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados, o movimento inflacionário do setor chegou na média de 9% para os carros 0 km em 2021, atingindo os 18,4% considerando apenas os modelos 2022. A Blue Book Brasil (KBB), apontou ainda que modelos populares chegaram a 36% de reajuste, mas as picapes foram as campeões da elevação de preços. Um determinado modelo importado da Argentina teve o preço elevado em 50% em apenas um ano, ou cinco vezes a inflação oficial do Brasil em 2021.

Na próxima segunda-feira (7) a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vai divulgar os números oficiais do setor registrados em janeiro último e fará uma análise do mercado com as projeções para 2022.

 

Tags

Autor