ALERTA

Aposentados e pensionistas estão sofrendo mais com fraudes em empréstimos. Veja como evitar golpes

Crédito consignado depositado diretamente na conta da pessoa, sem ela ter solicitado, é uma das modalidades de golpe

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 13/04/2022 às 15:53 | Atualizado em 13/04/2022 às 16:19
Notícia
X

Os números de fraudes envolvendo crédito consignado de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) saltaram de 4 mil em 2019 para 40 mil em 2021, de acordo com o Ministério da Justiça. Os empréstimos concedidos de maneira irregular estão preocupando órgãos públicos, aposentados e pensionistas.

As reclamações em relação a empréstimos não solicitados normalmente são julgadas favoráveis aos consumidores que passam pela situação, diz João Varella, advogado especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista. “Normalmente, a fraude acontece quando o beneficiário vai ao banco sacar o dinheiro e pede ajuda ou então quando ele recebe mensagem ou ligação de golpistas solicitando dados. É preciso mais atenção nesses casos, pois normalmente as instituições financeiras não solicitam esse tipo de informação aos clientes”, explica João Varella.

AMOSTRA GRÁTIS

Os aposentados e pensionistas são frequentemente surpreendidos pela realização desses empréstimos em seus nomes, mas, segundo Varella, os beneficiários dos programas de amparo social também estão no alvo dos golpistas pois eles também poderão retirar empréstimos.

O depósito indevido não solicitado realizados por instituições financeiras são outro problema que os segurados do INSS enfrentam. Em 2021, o Procon de São Paulo interpretou a prática como uma “amostra grátis” dos bancos e, assim, não precisariam devolver o dinheiro.

O advogado João Varella explica que não é bem assim. “Ainda não há decisão nesse sentido com relação a empréstimos bancários. No entanto, juízes em Pernambuco entendem que ocorrerá o desconto da parcela do empréstimo na mensalidade do benefício se o dinheiro for utilizado”.

FUI VÍTIMA, E AGORA?

Segundo o advogado, as reclamações e denúncias sobre empréstimo consignado, assim como o pedido de exclusão de empréstimo, devem ser feitas diretamente no Portal do Consumidor do Governo Federal (www.consumidor.gov.br). “O primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência e ligar para instituição financeira que concedeu o empréstimo, anotando todos os protocolos e números da reclamação. As denúncias podem ser feitas pelo Portal do Consumidor ou através de um advogado para melhor orientar sobre a forma de buscar a suspensão e entrar com uma ação judicial”, ressalta Varella.

No caso dos empréstimos não solicitados depositados pelos bancos, a prática é passível de ação judicial. O Código de Defesa do Consumidor considera prática abusiva “prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços”.

É possível ainda bloquear os empréstimos consignados no site do Meu INSS, para uma maior segurança. Com o bloqueio ativo, não é possível fazer qualquer operação de crédito com desconto direto no benefício do aposentado ou pensionista. Caso o aposentado necessite de empréstimo consignado, o desbloqueio pode ser feito da mesma forma no portal Meu INSS.

Tags

Autor