Dia das Mães: 78,6% dos pernambucanos irão comemorar a data
Pesquisa da Fecomércio-PE mostra que gasto médio com presentes este ano será de R$ 165
A sondagem sobre as intenções dos consumidores de Pernambuco quanto à comemoração do Dia das Mães 2022, foi realizada pela Fecomércio-PE entre os dias 19 e 26 de abril, na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do Estado, envolvendo 900 pessoas, com renda mensal familiar a partir de um salário mínimo. Os pesquisadores se posicionaram nos principais pontos de fluxo do comércio local com o objetivo de levantar informações em relação aos perfis de consumo da população para o Dia das Mães.
Segundo a pesquisa, o percentual dos que querem comemorar a data é de 78,6%, intenção ligeiramente menor entre as mulheres (77,7%) e levemente maior entre os homens (79,7%). Por outro lado, a proporção dos que pretendem comemorar é menor entre as pessoas mais velhas, alcançando 88,2% entre os mais jovens (18 a 29 anos) e chegando a 61,6% entre as pessoas de 60 anos ou mais. Levando em conta a renda familiar, o percentual maior (83,9%) está entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos, e o menor percentual na classe de quem recebe de 1 a 2 salários mínimos.
OPÇÕES
A frequência a restaurantes e lanchonetes será de 17% entre os consumidores que pretendem comemorar o Dia das Mães. "O resultado representa uma melhora em relação às pesquisas mais recentes a respeito das datas comemorativas, a exemplo do final de ano, mas a intenção concentra-se principalmente nas faixas de renda salarial mais elevadas (acima de cinco salários mínimos). Além disso, também é um padrão abaixo das perspectivas observadas em anos anteriores à pandemia, quando a intenção de comemoração em restaurantes e lanchonetes no Dia das Mães alcançava pelos menos 25% dos consumidores que pretendiam comemora a data", observou o assessor econômico da Fecomércio-PE, Ademilson Saraiva.
Para o economista, os resultados, refletem o ambiente de inflação elevada notado pelos consumidores e que vêm afetando os preços em diversos segmentos do varejo e serviços. "No caso dos serviços de alimentação fora de casa, as informações mais recentes do IPCA-15 apontam um aumento de 6% em 12 meses, até abril, na Região Metropolitana. Assim, apesar do fim das restrições à frequência de ambientes fechados, a maior parte dos consumidores considera comemorar a data em confraternização doméstica, inclusive para viabilizar a compra de presentes", anotou Saraiva. A comemoração em casa vai ser opção para 55% dos consumidores que pretendem comemorar o Dia das Mães, sendo bem maior nas classes de renda domiciliar até 3 salários mínimos.
MOMENTO DA COMPRA
Entre os que pretendem presentear no Dia das Mães, a grande maioria (85,3%) declara que, até o momento da pesquisa (26 de abril), ainda não havia realizado a compra dos presentes, deixando para a semana anterior a data. Na classe de renda domiciliar mais baixa avaliada na pesquisa (até 2 salários mínimos) esse percentual é ainda maior, chegando a 91,1%.
Em relação a quantidade de presentes, a média chegou a dois itens por consumidor, sobretudo nas classes de renda domiciliar acima de 3 salários mínimos. A perspectiva é de que aproximadamente 2/3 dos consumidores adquiram apenas um presente e pouco mais de 1/4 comprem até dois itens para presentear a mãe.
A estimativa do gasto médio por presente é de R$ 165, ficando em R$ 146 entre as mulheres e chegando a R$ 186 entre os homens. Entre os mais jovens, o gasto médio será de R$ 175. Esse valor se reduz à medida que se avança a idade, ficando em R$ 132 na faixa de 60 anos ou mais. Por classe de renda domiciliar, aqueles com renda acima de 10 salários mínimos pretendem gastar em média R$ 300 por presente, enquanto aqueles com renda domiciliar até dois salários mínimos mensais pretendem gastar no máximo R$ 90 por item. Já o gasto médio com restaurantes, bares e lanchonetes foi estimado em R$ 172.
PAGAMENTO
Quanto à forma de pagamento pelos presentes, a pesquisa revelou que a maioria (49,1%) pretende realizar compras utilizando o cartão de crédito. O pagamento em dinheiro foi citado por 30,8%, seguido do cartão de débito (16,3%) e do Pix (10,4%).
Sobre os locais de compra dos presentes, 47,5% citaram que irão frequentar as lojas do comércio. O shopping center, sem descartar outras opções de local, foi citado por 37,9% dos entrevistados. Já os consumidores que pretendem realizar compras no comércio eletrônico, através de sites, redes sociais ou aplicativos de market place, alcançou 19,4%.
Os itens que devem ser os mais procurados entre os que desejam presentear são roupas (35%), perfumes e cosméticos (30,8%) e calçados (18,8%), seguidos de bolsas ou carteiras (9,4%), eletrodomésticos (9%) e jóias ou bijuterias (8,3%).